Você tem algum amigo vegano? Já deixou de convidar ele para sua casa por não ter o que oferecer? É comum algumas pessoas se sentirem desconfortáveis na hora de preparar um almoço ou jantar para alguém com esse estilo de vida. Embora possa até assustar de cara, com essas dicas você vai ter certeza que é muito fácil e divertido receber um convidado vegano na sua casa.

Conheça o veganismo

O primeiro passo para oferecer uma refeição para seu convidado vegano é entender a alimentação que ele escolheu. Não pense apenas em retirar as carnes de todos os pratos, vegetarianismo e veganismo vão além disso.

Para começar, você pode ter um convidado vegetariano, vegetariano restrito, vegano… A base dessa dieta você conhece: não pode conter carnes. Porém quando se trata de vegetariano restrito ou vegano, o seu convidado também não vai comer ovos, leites e mel.

E sabe aquela história de “ah, mas é só você tirar a carne”? Não diga isso. Se você oferecer um prato com pedaços de bacon na comida, o vegano vai deixar de comer. Por isso, pesquise com carinho e entenda o movimento Go Vegan antes de preparar a refeição.  

Jamais diga “mas e as proteínas?”

Uma das frases mais odiadas por todos os veganos. Quando você tiver pesquisando sobre o vegetarianismo e o veganismo, você vai descobrir que diversos alimentos oferecem proteínas. Não apenas as carnes animais.

Por isso, não faça essa pergunta na intenção de julgar a escolha alimentar do seu convidado vegano. Inclusive, evite qualquer tipo de comentário que possa julgar ou ofender o seu convidado.

Ao se tornar vegano é comum que você comece a pesquisar mais sobre o que você pode consumir e como substituir os nutrientes de origem animal. Onde encontrar o cálcio? Onde encontrar as proteínas. E ao aderir uma alimentação à base de plantas, você passa a ter uma saúde melhor. Se for questionar seu convidado, tire dúvidas da sua alimentação, mas buscando conhecer mais e não julgar.

Não ofereça salada!

“Se você não come carne, você come o que?” ou “Fica tranquilo, sempre tem salada para você”. Ainda tem muita gente que pensa que veganos comem apenas saladas.

Embora a salada faça parte dos cardápios vegetarianos, e em alguns restaurantes se torna nossa única opção, a alimentação vegana vai muito além. Com certeza o seu convidado vegano já comeu pratos incríveis que podiam ser tudo, mas não eram saladas.

Pizzas, hambúrgueres, estrogonofes, massas, risotos, e muito mais!

Para produzir pratos que vão encantar o estômago de qualquer convidado vegano (e não vegano) é importante usar a criatividade. E claro, algumas ferramentas (como o próximo item) podem salvar quem não sabe nem por onde começar.

E não é difícil, pense que se o seu convidado não fosse vegano, você não ofereceria apenas arroz, feijão e um bife, certo?

Conheça canais veganos no Youtube

O Youtube está cheio de opções incríveis para conquistar qualquer estômago. Diversos canais como o Vegetarirango, do Flávio Giusti ou Presunto Vegetariano, da Paula Lummi,  possuem muitas receitas para todos os gostos.

Youtubers veganos são a salvação para quem não tem ideia de como começar. Você encontra receitas fáceis e mais complexas, doces ou salgadas e por diversos preços.  

O blog do Presunto Vegetariano, por exemplo, é um paraíso para veganos. São muitas opções de receitas para o dia a dia e para eventos especiais.

Abra sua mente para conhecer alimentos novos

O grande perigo na hora de cozinhar para um vegano é ter preconceito com a alimentação vegana. Mantenha sua mente aberta para conhecer novos alimentos, novas receitas e novas combinações.

Tenha em mente que nenhum alimento é ruim até você prová-lo de todas as formas possíveis. Quem sabe não é agora que você começa a gostar de abobrinha?

Leia todos os rótulos

Será que aquela bolacha tem leite? Pão vai ovo? Macarrão instantâneo de legumes é vegano?

Essas dúvidas são comuns até nos veganos mais experientes, e a solução é bem fácil: leia os rótulos. Todos. Ler os ingredientes presentes naquele alimento é a primeira forma de descobrir se o alimento é vegano e próprio para o seu convidado.

Ainda assim, alguns produtos não deixam tão claro todos os ingredientes. Por isso, se você ainda tiver dúvidas, evite comprar. Ou se tiver tempo e o alimento for “insubstituível”, entre em contato com o SAC da marca.

Parece vegano, mas não é

Outro ponto importante é se atentar a alimentos que podem parecer veganos e inocentes, mas no fundo não são. Um exemplo é a gelatina.

Elas são feitas a partir de tecidos conjuntivos de animais. São feitas de ossos, peles e tendões de animais bem fervidos, normalmente, o boi.

Outro exemplo são os temperos prontos. Em muitos casos são compostos por extratos de carne.

Já se sente mais confortável para receber um convidado vegano em casa? Fique tranquilo, busque começar por receitas fácies e faça tudo com bastante carinho. Tenho certeza que seu convidado vai ficar feliz apenas pela sua intenção em oferecer uma refeição especial para ele.


Leia também O que comer em um dia: 3 receitas veganas fáceis e 7 provas de que ser vegano é barato

Por Lari Chinaglia em 5 de fevereiro
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores