A Mosa Meat, empresa fundada pelo criador do primeiro hambúrguer cultivado do mundo, anunciou a realização da primeira degustação formal de seu produto de carne cultivada, o Mosa Burger, na Holanda.
O evento marca a primeira degustação oficial de carne cultivada na União Europeia, seguindo a degustação inaugural no mercado único pela Meatable, também na Holanda, que apresentou salsichas de porco cultivadas.
A tão aguardada degustação da Mosa Meat reuniu agricultores de gado holandeses, desenvolvedores de produtos alimentícios e representantes da indústria para coletar feedback especializado. Segundo a Mosa Meat, os participantes destacaram o sabor autêntico de carne, suculência e textura do hambúrguer.
“O hambúrguer realmente tinha gosto de carne. […] Normalmente, não como carne, mas sinto muita falta do sabor, e espero que essa seja a forma de finalmente adicioná-la de volta à minha dieta”, disse um participante. “Achei o hambúrguer delicioso. Estava suculento, saboroso e com uma boa textura,” comentou outro.
Aperfeiçoando produtos de carne cultivada
O evento de degustação da Mosa Meat teve como objetivo avaliar o quão pronto o produto de carne cultivada está para o mercado e coletar insights para orientar o desenvolvimento do produto. Além disso, a empresa buscou explorar o potencial de misturar gordura de carne cultivada com ingredientes plant-based.
Segundo Maarten Bosch, CEO da Mosa Meat, a gordura de carne cultivada tem o potencial de aprimorar a experiência culinária para os amantes de carne e também melhorar produtos plant-based.
“Isso significa que, além da carne cultivada para a qual submetemos um pedido de aprovação regulatória em Singapura, também podemos elevar a experiência culinária dos produtos plant-based e encantar mais rapidamente os amantes de carne,” afirmou ele.
Os melhores hambúrgueres possíveis
Antes da degustação, a Mosa Meat captou mais de €40 milhões no início deste ano para aumentar a produção e se preparar para a entrada no mercado. Apesar do ambiente de investimento desafiador, a empresa holandesa atraiu com sucesso diversos fundos de capital de risco, incluindo Lowercarbon Capital, M Ventures, Invest-NL, LIOF, LEF e um grande player do setor de carne: o Grupo PHW, um dos maiores produtores de aves da Europa.
Fundada em 2016 em Maastricht e certificada como B Corp no ano passado, a Mosa Meat também recebeu apoio de investidores proeminentes, como o Bell Food Group, Mitsubishi Corporation, Nutreco e Leonardo DiCaprio. A empresa opera o que afirma ser o maior campus de carne cultivada do mundo.
“Estamos encantados em finalmente compartilhar nossos hambúrgueres com especialistas fora da empresa, para que possam nos ajudar a criar os melhores hambúrgueres possíveis,” compartilhou Bosch.
Confira a matéria publicada na vegconomist.
Leia também:
Myco expande produção devido à “sensacional” demanda
Associação Veterinária Britânica aprova dieta plant-based para cães
Gourmey solicita aprovação para vender carne cultivada na UE
Compartilhe: