O mercado de calçados veganos atingirá US$ 76,30 bilhões globalmente até o ano de 2030, crescendo a um CAGR de 8% no período (2022-2030). A informação veio da Future Market Insights,
Realizando a análise regional, foi descoberto que a América do Norte permanecerá com o domínio desse mercado, e que o setor está tendo uma grande demanda nos Estados Unidos e na Europa. No continente europeu, foi citado que a Alemanha dominou o setor e continuará tendo a liderança até o final do período de previsão, principalmente por haver um crescimento no número de veganos no país.
O que impulsiona o mercado de calçados veganos?
Um dos motivos que impulsiona esse mercado é a mudança de mentalidade dos consumidores, que desejam apoiar marcas que respeitam tanto seus valores como seu estilo de vida. Há uma maior consciência em relação aos materiais ecológicos e produtos sustentáveis, bem como a necessidade de conforto, o que acaba favorecendo a demanda pelos calçados veganos.
Além disso, a geração do milênio é a demografia chave para o setor, já que possuem maior disposição para gastar em roupas e calçados, somado a uma maior consciência ecológica. Aqui a Future Market Insights informou que essa situação pode ser atribuída — até certo ponto — as mensagens que as celebridades e modelos compartilham em redes sociais.
Empresas estão criando produtos mais sustentáveis
Aqui no Vegan Business já falamos sobre diversas marcas que estão desenvolvendo produtos considerados mais sustentáveis. Como exemplos, temos o caso do tênis de abacaxi da Nike e os tênis da Gucci feitos com couro vegano, ambos lançados em junho do ano passado.
“Tendo em mente a mudança de preferência dos consumidores, espera-se que a maioria das empresas se concentre na sustentabilidade. Alguns deles também incluirão materiais à base de plantas para a fabricação de calçados para obter vantagem competitiva”, afirmou um analista da instituição em um comunicado.
O relatório também destacou que as empresas estão investindo em design e inovação de produtos, para ter uma presença mais forte nos mercados emergente. Ademais, estão minimizando a pegada de carbono, o que auxilia a reduzir os custos operacionais.
Quanto ao canal de venda, é esperado que haja um aumento de vendas por meio das plataformas de e-commerce, que ganhará impulso nos próximos anos.
“Atualmente, mais fabricantes de calçados estão agindo em resposta à crescente demanda por produtos sustentáveis e commodities recicladas. Algumas das marcas líderes estão, portanto, abandonando o uso de peles e couros e substituindo-os por plásticos reciclados e poliéster, borracha e outros”, adicionou o relatório.
Principais players do setor
A Future Market Insights apontou alguns dos principais players do setor:
- Nike Inc.
- Susi Studio
- Adidas AG
- Matt & Nat
- Veerah
- Hexa Vegan Shoes
- AVESU GMBH
- Beyond Skin UKamong
- Ethletic
- MooShoes
Vale destacar que nem todas essas empresas produzem apenas tênis veganos, em certos casos possuem alguns produtos que atendem a essa demanda.
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*Imagem de capa: Unsplash