Quando os consumidores são informados sobre o impacto ambiental dos alimentos que consomem, suas escolhas de compra podem mudar significativamente.
Em geral, o público tem ciência dos efeitos das emissões no clima. Se a troca por um produto equivalente plant-based for facilitada, a maioria dos consumidores de carne está disposta a mudar seus hábitos para causar um impacto positivo.
Uma recente campanha publicitária da marca britânica Meatless Farm, com outdoors exibindo slogans como “Frite isso, não aquilo” e “Grelhe isso, não aquilo”, destacou o impacto do consumo de carne de forma leve, sugerindo uma troca simples e atrativa.
Uma pesquisa realizada durante a campanha revelou que 67% dos consumidores de carne disseram estar dispostos a trocar um hambúrguer de origem animal por um equivalente plant-based durante a temporada de churrascos, ao tomarem conhecimento dos benefícios ambientais dessa mudança.
“Nossas escolhas alimentares têm um grande impacto no planeta”
A Meatless Farm, adquirida no ano passado pela VFG, destaca em suas mensagens que substituir uma refeição por semana por uma plant-based poderia reduzir as emissões de gases de efeito estufa no Reino Unido em 50 milhões de toneladas — o equivalente a retirar 6 milhões de carros das estradas, ou uma redução de até 8,4% nas emissões totais do país.
Além disso, cálculos da My Emissions mostram que se 67% dos consumidores de carne no Reino Unido trocassem o hambúrguer de carne bovina por um da Meatless Farm uma vez por semana, a economia anual de emissões de carbono seria equivalente a dirigir até a lua e voltar 19.221 vezes.
Um estudo publicado no ano passado na Nature, descrito como a pesquisa mais detalhada do gênero, revelou que dietas com pouca carne geram metade das emissões e uso de terra comparado a dietas ricas em carne. Já uma dieta vegana pode reduzir esses números em até 75%. O autor do estudo, Professor Peter Scarborough, da Universidade de Oxford, afirmou na ocasião: “Nossas escolhas alimentares têm um grande impacto no planeta. Reduzir a quantidade de carne e laticínios na sua dieta pode fazer uma grande diferença na sua pegada ambiental”.
Quando os consumidores percebem o valor de uma simples troca
Abigail Nelson-Ehoff, chefe de marketing da Meatless Farm, afirma: “A reação dos consumidores à pesquisa por trás da nossa campanha mostra uma preocupação crescente com o impacto devastador das mudanças climáticas em nosso planeta, e que a maioria de nós estaria disposta a adotar uma dieta plant-based se soubéssemos os fatos.
“A pecuária é responsável por muito mais emissões de CO2 do que os alimentos plant-based, e a temporada de churrascos é um momento de alto consumo de carne. Mas até os amantes de carne que participaram dessa pesquisa reconheceram o valor de optar por alternativas plant-based ao entenderem a enorme diferença que essa simples troca pode fazer — e claro, sem abrir mão do sabor!
“Fazendo mudanças simples para alternativas plant-based, como os produtos da Meatless Farm, podemos fazer nossa parte para proteger o planeta que amamos — podemos continuar grelhando salsichas deliciosas, sem prejudicar o meio ambiente.”
A plataforma de contabilidade de carbono My Emissions comparou as emissões dos hambúrgueres e salsichas da Meatless Farm com seus equivalentes de carne, medindo o impacto climático de ambos. Os resultados, que mostraram que os hambúrgueres da Meatless Farm geram 85% menos emissões que os de carne bovina e que as salsichas de carne de porco e maçã da marca produzem 57% menos emissões que as de porco, são destaque na campanha publicitária da Meatless Farm, exibida em outdoors em locais estratégicos.
Confira a matéria publicada na vegconomist.
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