A Loryma – uma marca pertencente ao grupo alemão Crespel & Deiters – produz “materiais brutos à base de trigo” para diversos produtos alimentícios, incluindo carnes veganas e vegetarianas. O novo ingrediente se junta ao portfólio existente da Lory Bind e, segundo a marca, possui uma ampla gama de aplicações em produtos veganos quentes e frios de diversos tipos.
Os fabricantes podem incorporar diferentes proporções de texturizados e o novo ingrediente para replicar nuggets, schnitzels, salame, peixe e outros alimentos tradicionais de origem animal com maior precisão de textura e valor nutricional, além de listas de ingredientes mais curtas.
“Esta nova variante do Lory Bind marca mais um marco no desenvolvimento de agentes ligantes de rótulo limpo para a indústria de alimentos veganos”, disse Norbert Klein, chefe de P&D da Loryma, conforme relatado pelo Food Ingredients First. “Esta solução não só atende às expectativas dos consumidores, mas também apoia os fabricantes na produção de produtos plant-based totalmente livres de aditivos químicos.”
Marcas de carne vegetal se afastam de ingredientes processados
A carne vegetal está atualmente sob intensa análise devido aos seus ingredientes ultraprocessados.
A metilcelulose é um composto à base de celulose que é não tóxico, mas não pode ser digerido. É utilizado em uma grande variedade de produtos domésticos e alimentícios – incluindo carne plant-based – em quantidades muito baixas. (Os análogos de carne normalmente contêm menos de dois por cento de metilcelulose).
Embora a metilcelulose seja geralmente considerada inofensiva, a Loryma não é a única marca que busca se destacar enfatizando menos ingredientes e uma nutrição eficaz.
Planted, Edonia, Rival Foods e Pacifico Biolabs utilizam microalgas, fermentação de precisão, tecnologia proprietária de células de cisalhamento e micélio, respectivamente, para produzir proteínas vegetais com textura de carne, densas em nutrientes e com aditivos mínimos.
O cofundador da Planted, Pascal Bieri, descreveu anteriormente o bife vegano da marca como uma “revolução”.
“Nenhum outro bife vegetal no mercado usa apenas ingredientes naturais, zero aditivos, e apresenta características como suculência e maciez”, acrescentou.
Confira a matéria publicada na Plant Based News.
Leia também:
Sproudz: um hub flexível para startups alimentares na Suíça
Oatly e Little Spoon lançam smoothies de aveia para crianças
UPSIDE Foods oferece degustação gratuita de frango cultivado antes da proibição na Flórida
Compartilhe: