A Sproudz está pronta para impulsionar a inovação em alimentos plant-based no distrito de Berna, Suíça.

Este hub único oferecerá às startups do setor alimentar espaços de aluguel e instalações para produzir seus produtos inovadores plant-based na municipalidade suíça de Zollikofen. Além disso, a Sproudz fornecerá serviços conjuntos de compras, gestão de qualidade, logística e recursos humanos. Esta iniciativa permitirá que as startups escalem seus modelos de negócios de forma econômica.

A cooperativa fenaco fornece a infraestrutura, com o objetivo de promover matérias-primas agrícolas suíças e otimizar o refinamento de subprodutos de suas plantas de processamento.

Duas startups da região de Berna já se comprometeram a transferir suas operações de produção para Zollikofen até o final de 2024. A BakeryBakery AG, a primeira padaria vegana da Suíça com uma rede de filiais em crescimento, e a Outlawz Food AG, produtora de carnes plant-based, foram fundamentais na iniciação do projeto e estão entre as primeiras a se juntar ao hub.

As startups estão revitalizando a indústria alimentar suíça com seus produtos inovadores, especialmente nos nichos de alimentos plant-based e upcycling de alimentos, transformando subprodutos da indústria alimentícia em alimentos valiosos. Muitas dessas startups operam em ambientes de produção adequados para a entrada no mercado, mas carecem de opções suficientes para escalar. Enquanto isso, as instalações industriais necessárias para uma produção eficiente muitas vezes são subutilizadas por empresas individuais, resultando em altos custos operacionais.

Modelo único na Suíça

As startups no hub de produção da Sproudz se beneficiam de uma infraestrutura compartilhada de produção, armazém e escritório sempre que possível. Além disso, essas jovens empresas podem acessar serviços como compras, gestão de qualidade e recursos humanos conforme suas necessidades individuais.

Essa combinação de espaço alugável dentro de um edifício premium, instalações de produção compartilhadas e serviços conjuntos é a primeira na Suíça. Para fomentar um interesse coletivo no sucesso do hub, as startups possuem participações minoritárias na empresa operadora, concedendo-lhes uma influência significativa na gestão do hub.

Kevin Schmid, fundador e principal proprietário de ambas as empresas, afirma: “Crescemos muito favoravelmente. Agora, os próximos passos de expansão estão na agenda. A Sproudz nos oferece as condições ideais para um desenvolvimento sustentável. Não faz sentido cada startup estabelecer sua própria instalação de produção subutilizada. Graças ao hub, podemos aproveitar sinergias entre empresas. Isso conserva recursos e nos dá muita flexibilidade. Podemos adaptar gradualmente o espaço necessário às nossas necessidades e recorrer aos serviços que nos faltam.”

Michel Nick, responsável pela inovação na Divisão de Indústria Alimentar, explica: “Queremos usar nossa rede e nossa experiência para fechar lacunas na cadeia de valor doméstica. Ao mesmo tempo, queremos encontrar soluções para que as estruturas de custo das startups permitam o uso de matérias-primas da agricultura suíça. A Sproudz deve contribuir para isso.”

Graças à cooperação com startups, a fenaco também quer melhor aproveitar o potencial de refinamento dos fluxos secundários de suas próprias operações de produção.

Confira a matéria publicada na vegconomist.

Leia também:

Oatly e Little Spoon lançam smoothies de aveia para crianças

UPSIDE Foods oferece degustação gratuita de frango cultivado antes da proibição na Flórida

Restaurante com estrela Michelin criou um menu degustação vegano

Por Vitor Di Renzo em 22 de junho
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores