Mais uma linha de maquiagem vegana? Várias celebridades estão se interessando pelo veganismo, já falamos aqui no Vegan Business sobre a Anitta, que co-criou uma linha vegana de produtos de cabelo com a Cadiveu Essentials, a estrela ainda não declarou ser 100% vegana, mas já divulgou o documentário Cowspiracy para seus seguidores. Outra famosa que está tentando reduzir o consumo de carne de origem animal é a Kylie Jenner, que se destacou por conta do reality show “Keeping Up with the Kardashians” sendo também fundadora de duas empresas de cosméticos a Kylie Cosmetics e a Kylie Skin. Ela disse esse ano para seus seguidores que estava tentando reduzir o consumo de carne e mostrou seu jantar. 

Agora, a Kylie Jenner fez um anúncio importante, após deletar todas as fotos da empresa Kylie Cosmetics no Instagram, e dizer que algo “estava por vir”, ela começa a promover uma linha de maquiagem de gloss (com 30 cores), vegano e não pegajoso. Sua outra empresa, Kylie Skin, lançada em 2019, já era vegana e “cruelty free”, ela disse sobre o assunto: “Eu tenho o melhor do melhor para vocês! Tudo é livre de crueldade, vegan, sem glúten, sem parabenos e sulfato, e adequado para todos os tipos de pele”. 

Linha de maquiagem Kylie Cosmetics
Imagem: Divulgação Kylie Cosmetics

Sobre a Kylie Cosmetics, é necessário dizer que essa marca sempre foi cruelty free, ou seja, não realizava testes em animais, nem vendia para a China, onde os testes são obrigatórios. Entretanto, mesmo com o gloss vegano, a celebridade ainda não informou se todas as maquiagens serão veganas. 

Apesar desses avanços, é importante ressaltar que Kylie Jenner já foi criticada por utilizar peles de animais. Uma associação sem fins lucrativos chamada de SoCal Animal Defense League, a confrontou no ano de 2020 por fazer compras na Moncler (marca que vende vestuário feito de peles) e utilizar esse tipo de vestimenta, ela também postou chinelos feitos de vison em seus stories do Instagram. 

As irmãs Kardashians e o veganismo 

Muitos membros da família Kardashian já estão interessados no veganismo. Kim Kardashian está seguindo uma dieta plant-based desde 2019, e também se comprometeu a evitar os produtos de origem animal para sempre. Enquanto Kourtney Kardashian é quase 95% vegana, conforme sua dieta, e a mãe Kris Jenner lançou uma marca de limpeza plant-based, chamada de Safely, com a modelo Chrissy Tiegan, com embalagem reciclável. 

Além disso, Kourtney Kardashian também falou em 2021 para seus 115 milhões de seguidores que não iria mais comer peixe depois de assistir o documentário Seaspiracy

Linha de maquiagem vegana no Brasil 

Apesar de ser possível encontrar os produtos da Kiley em alguns e-commerces, e a Kiley Skin entregar no Brasil, outra opção de maquiagem vegana é a AmoKarité. A marca é nacional e tem um processo artesanal, valorizando os fornecedores regionais, sendo vegana e cruelty free. 

A fundadora Estephanie Racy falou para o Vegan Business: “A ideia é que os produtos sejam acessíveis para todos, porque acreditamos que produtos naturais que façam bem não devem ser exclusivos de uma classe social mais alta. Todas as  escolhas internas são feitas pensando no custo final do produto para o cliente, ser acessível é uma prioridade nossa”. 

Aproveite e leia também:

16 marcas de maquiagem vegana fáceis de encontrar

O futuro do mercado de maquiagens é vegano e natural



por Amanda Stucchi em 28 de junho