A Enough, empresa escocesa-holandesa de tecnologia alimentar, recentemente captou €40 milhões em uma rodada de investimento da Série C. Essa captação visa impulsionar a produção de seu inovador produto à base de micoproteína, chamado Abunda, utilizado como ingrediente em substitutos para peito de frango, carne moída e produtos lácteos. A marca busca ampliar sua capacidade produtiva, visando substituir a equivalente a produção de cinco milhões de vacas ou até mesmo um bilhão de galinhas até o ano de 2032.

A rodada foi liderada pelo World Fund, empresa de capital de risco climático da Europa, e pela CPT Capital, uma das primeiras investidoras tanto na Impossible Foods quanto na Beyond Meat. Esses investimentos refletem o crescente interesse e apoio para opções sustentáveis no setor de alimentos, alinhando-se com os objetivos de redução do impacto ambiental e de incentivo à inovação tecnológica.

Micoproteína

Fundada em 2015, a Enough desenvolveu a micoproteína, denominado Abunda, utilizando os mesmos fungos presentes no processo de produção do Quorn. Esses fungos passam por um processo de fermentação de biomassa, sendo alimentados com açúcares provenientes de grãos de origem sustentável, fornecidos por uma unidade de processamento de amido da Cargill.

Os grãos são submetidos a um processo de fermentada semelhante ao utilizado na produção de vinho e cerveja. A Enough destaca que sua micoproteína exclusiva é rica em proteínas e fibras, contendo todos os nove aminoácidos essenciais. Além disso, apresenta um sabor neutro e textura comparável à carne, tornando-se uma base ideal para a criação de alternativas à base de plantas. Vale ressaltar que a Abunda se destaca por sua eficiência, sendo até 15 vezes mais sustentável que a carne bovina. Esse ganho se dá por meio de um processo produtivo circular, minimizando o desperdício e demandando apenas 7% da água, 3% da ração e emitindo somente 3% do carbono associado à produção de carne bovina.

Inicialmente, a fábrica da Enough terá a capacidade de produzir 10.000 toneladas de Abunda por ano, com planos de escalonar para 60.000 toneladas anuais até 2027. Projetando-se para 2032, a marca eleve a produção para um milhão de toneladas por ano, o que representaria a substituição de cinco milhões de vacas.

Sobre a Enough

A Enough reivindica o papel de destaque na produção de proteínas sustentáveis em uma escala significativa, o que lhe permite estabelecer parcerias com marcas e fabricantes de produtos que atendem a empresas varejistas, serviços de alimentação e cadeias de fast-food, expandindo assim suas ofertas de base vegetal. No ano de 2021, uniu forças com a Peace of Meat da Bélgica, a fim de lançar produtos de carne híbrida que incorporam gorduras cultivadas. A Plukon Food Group, está trabalhando no desenvolvimento de produtos de frango e carne alternativa para complementar sua linha convencional. Dessa forma, a empresa demonstrou estar “profundamente entusiasmada” em utilizar a matéria-prima de micoproteína da Enough.

De acordo com a AgFunderNews, a empresa já está em negociações com várias marcas para incorporar sua proteína em alternativas à base de plantas. Dessa forma, a Enough tem como objetivo disponibilizar a Abunda nas prateleiras até o final do ano. O ingrediente será sujeito a testes pela Unilever, para linha The Vegetarian Butcher, além de outras marcas que abastecem a cadeia de supermercados britânica M&S.

Mercado

Contudo, é importante ressaltar que a Enough está entrando em um mercado saturado, tendo enfrentado quedas nas vendas e flutuações na demanda dos consumidores.

De acordo com o CEO da Enough, Jim Laird: “Fizemos progressos para lançar a fábrica na Holanda e trabalhar com o Reino Unido e Europa. Com esse novo investimento, aceleraremos esse crescimento”.

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Imagem ilustrativa de capa: Divulgação Enough

Por Ana Cristina Gomes em 22 de agosto
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