A Eden Brew, startup australiana de fermentação de precisão, em parceria com a maior cooperativa de laticínios do país, Norco, concluiu uma rodada de investimento Série A no valor de US$ 24,4 milhões.

A empresa criou uma micela de caseína livre de animais, que é considerada pioneira no mundo, permitindo emular as características sensoriais e nutricionais dos laticínios convencionais. Com esse investimento, a Eden Brew planeja expandir sua produção de proteínas sem origem animal para níveis comerciais, avançar no desenvolvimento e nas aprovações, e acelerar o lançamento de seu produto gelado.

Fermentação de precisão

O investimento foi liderado por produtos pelo investidor existente Main Sequence Ventures, contando com a participação de Breakthrough Victoria, financiada pelo governo, Radar Ventures, Possible Ventures, Digitalis Ventures da Mars, NGS Super e a empresa norueguesa de marca Orkla. Além disso, recebeu apoio financeiro de várias celebridades australianas, como os músicos Bernard Fanning, Angus Stone e Paul Piticco, e o paraolímpico Dylan Alcott.

Essa rodada de investimento acontece após um aporte de US$ 5 milhões em junho de 2022, com a participação dos cofundadores Main Sequence e Norco. O interesse contínuo da Norco indica uma possível oportunidade de expandir os produtos lácteos fermentados com precisão da Eden Brew também para os países nórdicos.

De acordo com Chris Hitchen, sócio-gerente da Possible Ventures. “Investir na Eden Brew vai além dos negócios. Isto representa o nosso compromisso com uma solução sustentável que responda às necessidades proteicas de uma futura população de 10 mil milhões de habitantes. Estamos orgulhosos de apoiar esta equipe excepcional, sua abordagem visionária e ciência de ponta.”

“Criamos a Eden Brew com o objetivo de aumentar de forma sustentável a oferta mundial de leite, por meio da engenhosidade da pesquisa australiana e da imensa oportunidade de fermentação de precisão”, disse Phil Morle, sócio da Main Sequence e cofundador da Eden Brew. “À medida que a população global cresce, representa uma ameaça muito real ao nosso abastecimento e recursos alimentares existentes, e empresas como a Eden Brew aumentam isso para garantir a disponibilidade de alimentos no futuro.”

Eden Brew

A Eden Brew desenvolveu uma micela de caseína sem origem animal, representando 80% do teor total de proteínas dos laticínios, sendo essencial para recriar as características sensoriais e nutricionais dos laticínios verdadeiramente. Além disso, a empresa afirmou que seu leite é altamente sustentável, exigindo menos de 10 litros de água para produzir um litro de produto lácteo.

O cofundador e CEO, Jim Fader, enfatizou que o investimento possibilitará à empresa lançar no mercado seus produtos lácteos de perfuração de precisão. “Estamos criando a melhor micela de caseína livre de animais, fundamental para reproduzir o leite com as quais estamos familiarizados.”, declarou ele. “A micela torna nutrientes como o cálcio biodisponível, e sua replicação por meio de interferência de resultados oferece uma nova fonte para atender necessidades nutricionais. Isso diferencia a Eden Brew das alternativas de leites vegetais, representando uma inovação sem precedentes que transformará o mercado dos leites alternativos.”

Além disso, a parceria com a Norco, fornece à Eden Brew um caminho claro para a escalabilidade. A expertise e os laticínios da Norco, juntamente com suas cadeias de bases complementares, contribuirão significativamente para os esforços de expansão da empresa.

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:

32,2% dos australianos reduziram o consumo de carne no último ano

Extracelular revela a maior instalação para carne e frutos do mar cultivados

Sustentabilidade: como cada indivíduo pode fazer a diferença

Imagem ilustrativa de capa: Divulgação Eden Brew

Por Ana Cristina Gomes em 4 de outubro
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores