Se você tem interesse por uma alimentação vegana ou à base de vegetais, mas ainda não deu o primeiro passo, temos uma novidade: um desafio da SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira) tem uma proposta acolhedora e atual que convida milhares de pessoas a passarem o mês de abril sem nada de produtos de origem animal, como carne, ovos, leites e seus derivados.
O desafio Abril Vegano, em uma nova edição, quer incentivar as pessoas a participarem dessa experiência e conhecer um novo mundo de possibilidades e benefícios para a saúde, com uma alimentação repleta de leguminosas, cereais, frutas, legumes e verduras.
Para orientar os participantes, a campanha on-line vai contar com publicações, lives e um site específico, onde tem vários e-books disponíveis gratuitamente para baixar.
Também existem conteúdos que dão suporte à mudança alimentar, por exemplo, receitas e informações nutricionais que serão compartilhadas nas redes sociais e também em um grupo do Telegram.
Abril Vegano: desafio da SVB conta com o apoio de influenciadores digitais
Nesse mundo conectado em que vivemos, aposto que você já foi dar uma pesquisada na internet para descobrir mais sobre temas relacionados a alimentação!
A SVB conta com o apoio de quatro influenciadores digitais que toparam o desafio de serem embaixadores da campanha. São eles: os atores e atrizes Day Mesquita, José Trassi, Henrique Camargo e Rayssa Bratillieri.
Todos receberam um kit com vários produtos veganos e irão compartilhar as dicas e a rotina em seus perfis.
Alguns restaurantes de São Paulo e Rio de Janeiro se aliaram a campanha e receberão os embaixadores para provar pratos veganos do estabelecimento, sem custo (lista abaixo).
O ator Henrique Camargo comentou sobre a motivação para seguir o desafio: “Topei o Abril Vegano para melhorar minha alimentação, experimentar coisas novas e, também, pela contribuição e amor pelos animais e para o bem do planeta”.
Os embaixadores convidados serão acompanhados pela Renata Victoratti, nutricionista do Departamento de Campanhas da SVB, garantindo o aporte necessário de nutrientes, além de incluir nas refeições o resgate da memória afetiva dos alimentos presentes na rotina deles e, claro, muito sabor.
A importância do Abril Vegano
“O Abril Vegano é uma oportunidade para as pessoas que estão buscando a exclusão ou a redução do consumo de carnes ou derivados do leite, para dar esse primeiro passo, contribuindo muito com a saúde. Diversas pesquisas afirmam que, a redução do consumo de carnes e a ampliação do consumo de frutas, legumes, verduras, leguminosas e cereais integrais estão ligadas a menores taxas de obesidade, níveis de colesterol, pressão arterial, diabetes e doenças coronarianas“, explicou a nutricionista.
A SVB defende e estimula a alimentação à base de vegetais por entender que ela é a melhor opção para a saúde, os animais e o planeta. Estudos já identificaram que o consumo de carnes, por exemplo, está diretamente associado ao risco aumentado de doenças crônicas e degenerativas como diabetes, obesidade, hipertensão e alguns tipos de câncer.
Pelo lado do meio ambiente, a pecuária usa quase 80% das terras aráveis do planeta, mas fornece apenas 37% das proteínas (18% das calorias) consumidas, sendo a maior responsável pela erosão de solos, perda de biodiversidade e contaminação de mananciais aquíferos do mundo. A ONU estima que cerca de 14,5% das emissões de gases do efeito estufa oriundas de atividades humanas têm origem nesse setor.
Já na questão ética, muitas pessoas não têm ideia do sofrimento e número de animais afetados por essa indústria.
São abatidos mais de 10 mil animais terrestres por minuto no Brasil, a maioria frangos, porcos e bois, esses animais possuem uma complexa capacidade cognitiva e são capazes de sentir dor, medo e alegria da mesma forma que os cães.
Além disso, a produção de carne contribui significativamente para o desperdício global de alimentos, uma vez que são consumidos de 2 a 10 kg de proteína vegetal para produzir apenas 1 kg de proteína de origem animal.
Restaurantes que apoiam o desafio da SVB
Aqui está a lista de restaurantes que receberão os influenciadores digitais e que apoiam a campanha:
O estabelecimento vegano oferece almoço, pizzas e hambúrgueres.
O restaurante asiático vegano oferece entradas frias e quentes, pratos quentes, combinados. bem como vários tipos de bebidas.
Com todos os pratos à base de plantas, a Green Kitchen oferece uma diversidade de opções, se dividindo em: pratos principais, burgers e sanduíches, pizzas, sobremesas, bem como produtos de empório, açougue e congelados.
O restaurante tem um cardápio 100% à base de plantas e já foi considerado pela Veja São Paulo como um dos melhores endereços veganos da região.
Essa é uma cozinha que oferece comida vegetariana e vegana, utilizando ingredientes de pequenos produtores.
Da proprietária Tati Lund, chef e nutricionista, o restaurante oferece diversos tipos de pratos veganos e vegetarianos para o público, feitos de forma artesanal.
Aqui tem opções asiáticas que são veganas e vegetarianas.
A empresa é um restaurante e bar de vegetais, com entradas, pães, saladas, pratos, sanduíches e sobremesas.
A lanchonete é vegana, oferecendo brunch, toasts, lanches, petiscos, molhos e pastas, bowls de almoço, bem como bebidas diversas.
Para conhecer mais sobre a campanha, acesse: Abril Vegano.
Sobre a Sociedade Vegetariana Brasileira
A Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 2003, que promove a alimentação vegetariana como uma escolha ética, saudável, sustentável e socialmente justa. Além disso, possui o Selo Vegano que certifica os produtos como veganos, reconhecido nacionalmente!
Por meio de campanhas, programas, convênios, eventos, pesquisa e ativismo, a SVB conscientiza sobre os benefícios do vegetarianismo e trabalha para aumentar o acesso da população a produtos e serviços vegetarianos.
Para mais informações, acesse o site ou os perfis no Instagram, Facebook e YouTube.
Gostou do desafio da SVB? Aproveite e leia também:
ONG lança campanha para prevenir novas pandemias
83% dos participantes Veganuary 2022 planejam mudar permanentemente a alimentação
5 motivos para incluir opções veganas no seu restaurante
*Imagem ilustrativa de capa: Unsplash
Compartilhe: