Você conhece a marca BeSaucy? Sua história começa com a empresa familiar BeFries, que servia batatas fritas desde 2016, em Brighton, na Inglaterra, mas foi encerrada devido à pandemia do coronavírus. Esse estabelecimento já servia condimentos caseiros veganos e não veganos e, após o encerramento das atividades, o time de irmãos — Ezda, Dashal e Chan Beevers — enxergou uma necessidade no mercado por condimentos veganos, se focando no comércio desse produto com a BeSaucy.

É dito em sua página: “Passamos muito tempo aperfeiçoando nossa base de maionese e deixando nossos sabores certos, prontos para você comer. E achamos que eles são tão bons como ingrediente quanto condimento. Portanto, ignore as expectativas da sociedade sobre como usar maionese, libere sua mente e divirta-se!”.

Os molhos disponíveis são os seguintes: Vegan Basil Mayo (de manjericão), Vegan Garlic Mayo (de alho), e a Vegan Black Truffle Mayo (da trufa, um tipo de cogumelo subterrâneo). Os produtos são feitos a partir da aquafaba, do leite de soja orgânico e do óleo de colza prensado a frio.

Fundadores da empresa de condimentos veganos
Imagens: Divulgação da BeSaucy

O co-founder Dashal Beevers disse ao Brighton & Hove Independent: “Com o BeSaucy, queremos mostrar que a maionese pode ser usada como ingrediente, além do condimento […] Também temos muito mais combinações para lançar no momento certo”. Já Ezda falou: “Perder a BeFries foi obviamente uma grande decepção. No entanto, com a chegada da pandemia e do lockdown, tivemos a oportunidade de nos adaptarmos e desenvolvermos nosso negócio. Com a BeSaucy, criamos algo positivo a partir de nosso fracasso percebido”.

Em 2020, a empresa fez uma campanha no Kickstarter que levantou mais de 30.500 libras, com mais de 490 participantes. Em uma postagem na plataforma, Ezda disse aos apoiadores: “Não podemos dizer o quão importante vocês são para nós e o quanto o seu apoio significa para nós, ele realmente nos inspira e nos mantém em nossa jornada.”.

Atualmente, a BeSaucy também oferece receitas em sua página, mostrando como utilizar a maionese como um ingrediente.

Condimentos veganos no Brasil

Se você ficou com vontade de encontrar maionese vegana no Brasil, aqui no Vegan Business já falamos sobre a MayOh, da foodtech Faba Alimentos. Atualmente a empresa vende os sabores original, chipotle e ervas verdes.

O produto também é feito com a aquafaba, e outros ingredientes são: óleo de girassol, fibra de mandioca, alecrim, folha de curry, extrato concentrado de limão e a vitamina E.

Na nossa matéria, um representante contou: “Proporcionamos a redução de demanda de insumos no decorrer de toda a cadeia, isto é, reduzimos a quantidade de água, pegada de carbono, e diminuímos a quantidade do uso de terra para a alimentação e criação animal, além de contribuir positivamente para um grande problema relacionado ao bem-estar animal […]”.

Atualmente os produtos estão sendo vendidos via o marketplace do Sebrae RS.

Aproveite e leia também:

Startup levantou US$ 1,1 milhão para seu mel vegano

O leite vegetal NotMilk terá expansão nos EUA com o apoio de Jeff Bezos



por Amanda Stucchi em 20 de julho