A PawCo Foods, marca estadunidense de alimentos pets, lançou sua própria comida de cachorro feita de carne plant-based, afirmando que inventou a primeira carne totalmente vegetal para os animais de estimação. 

Alimento de cachorro da PawCo Foods
Imagem: Reprodução PawCo Foods / via Facebook @pawcofoods

Comida de cachorro com carne plant-based

“A equipe PawCo tem o orgulho de anunciar que, a partir de hoje, 3 de agosto, estamos oficialmente ativos e prontos para começar a enviar pedidos para o primeiro alimento de carne à base de plantas para cães do mundo!”, escreveu a empresa em sua rede social na época.

O empreendimento foi fundado pela Dra. Mahsa Vazin, ex-funcionária da empresa Impossible Foods – focada em carne vegetal – além disso, no início do ano também conquistou um investimento de valor não divulgado em uma rodada seed

“Como cientista, eu não suportava ver Paco, meu amado cachorro, comendo alimentos não saudáveis ​​todos os dias. É por isso que fundei a PawCo Foods – para mudar a forma como nossos animais de estimação comem diariamente e tornar o mundo um lugar mais verde. Estou agora dedicada a ajudar todos os nossos amigos peludos a viver uma vida feliz, saudável e alegre”, comentou a empreendedora em um comunicado

O portfólio atual da empresa é composto pelos seguintes produtos veganos que utilizam vegetais e proteínas de levedura: mix verde e cenouras, manteiga de amendoim e maçã, abóbora e cranberry, bem como mírtilos e legumes. 

Os itens são frescos, diferindo das rações secas tradicionais, o negócio aponta que isso traz vantagens como ser menos processado e ter mais umidade para auxiliar na digestão do animal. No momento, o portfólio é composto visando atender a maioria dos cachorros adultos, porém, no futuro pretendem disponibilizar alimentos específicos para os filhotes. 

O negócio funciona a partir de um modelo de assinatura, onde as pessoas respondem questões sobre seu animal de estimação, selecionam o alimento plant-based predileto e escolhem o plano. Atualmente, comercializam para os Estados Unidos. 

Curiosidade: cachorros podem ter uma alimentação vegana?

A resposta mais curta é que sim, os cachorros podem ter uma alimentação vegana. O motivo para isso é que os animais são onívoros, portanto, podem se alimentar tanto de carne de origem animal quanto de vegetais. 

Além disso, já foi provado que uma dieta vegana é boa para cachorros. Conforme um estudo publicado na revista científica PLOS One, com autoria de Andrew Knight, Eason Huang, Nicholas Rai e Hazel Brow.

A pesquisa contou com participação de mais de 2.500 tutores de cachorros, revelando que a porcentagem de cães com problemas de saúde que seguiam uma dieta vegana era menor. 

Os cachorros tinham o seguinte tipo de alimentação: 54% consumiam uma dieta convencional de carne, 33% de carne crua e 13% adotavam uma dieta vegana por pelo menos um ano. Foi descoberto que as porcentagens de cachorros com problemas de saúde ficaram assim:

  • 49% para aqueles que se alimentam com carne convencional. 
  • 43% para a carne crua.
  • 36% para aqueles com uma dieta vegana. 

Outras constatações foram que os cachorros com dietas veganas tinham menores probabilidades de ter alergias, bem como de desenvolver problemas gastrointestinais.

Sobre a PawCo Foods

A empresa, fundado pela Dra. Mahsa Vazin, obedece aos padrões da The Association of American Feed Control Officials (Associação Americana Oficial de Controle de Alimentos), organização que estabelece padrões para a qualidade e segurança de alimentos voltados aos animais e animais de estimação nos EUA. 

As receitas são formuladas por uma equipe de cientistas e nutricionistas do ramo animal. 

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também: 

Mercado de ração vegana para pets atingirá US$ 15,6 milhões até 2028

Papa Francisco pede para reduzir o consumo de carne

O milionário mercado vegano para pets

*Imagem de capa: Reprodução PawCo Foods / via Facebook @pawcofoods

Por Amanda Stucchi em 5 de agosto