A Protein Industries Canada anunciou uma nova iniciativa em parceria com Alinova Canada Inc., Marusan Ai Co., Earth’s Own Foods e YOSO (Flamaglo Foods) para aumentar o processamento doméstico de soja cultivada no país. O projeto envolve a construção de uma instalação piloto para produção de pó de soja em Ontário, com o objetivo de agregar valor às colheitas de soja do Canadá, que atualmente são exportadas em grande parte para processamento no exterior.
A Alinova Canada Inc., uma joint venture entre a DJ Hendrick International Inc. (DJHII) e Marusan Ai Co., liderará o desenvolvimento e a comercialização do novo pó de soja. Esse esforço dá continuidade ao sucesso de uma iniciativa anterior da Protein Industries Canada, que avaliou a viabilidade de uma planta comercial de processamento de pó de soja no leste do Canadá.
A instalação será localizada em Ontário, região com alta produção de soja, e se concentrará no desenvolvimento de produtos e testes de mercado, especialmente com foco no Japão, identificado como um mercado chave para exportações.
Fortalecendo a indústria agrícola e alimentícia do Canadá
O projeto tem como objetivo criar oportunidades significativas para os setores agrícola e alimentício canadenses, retendo maior parte do valor das colheitas de soja dentro do país. Atualmente, a maioria das sojas canadenses é exportada para processamento no exterior. A instalação de operações de processamento no Canadá é vista como uma maneira de aumentar a competitividade dos produtos de soja canadenses no mercado global, especialmente no Japão, que tem uma demanda consolidada por produtos à base de soja.
Kassandra Quayle, CFO da Protein Industries Canada, afirmou: “O setor agrícola do Canadá é reconhecido pela qualidade das suas colheitas. Podemos aproveitar isso trazendo o processamento de volta para o solo canadense. O processamento de valor agregado e a utilização da soja em sua totalidade aqui no Canadá garantirão nossa posição como fornecedor líder de ingredientes e produtos alimentícios de alto valor, além de oferecer novas opções de proteínas de alta qualidade para as famílias canadenses e ao redor do mundo.”
Valorizando a soja canadense
Como parte do projeto, a Earth’s Own e a Flamaglo Foods começarão a testar pequenas quantidades do novo pó de leite de soja em produtos para supermercados canadenses. Quando a instalação piloto estiver operacional, a Alinova Canada Inc. e a Marusan Ai Co. trabalharão para aumentar a produção e avaliar o potencial comercial do pó de leite de soja no Japão. O investimento total no projeto é de 23,9 milhões de dólares, sendo que a Protein Industries Canada contribui com 6,7 milhões de dólares, e os demais recursos são providos pelos parceiros do projeto.
David Hendrick, vice-presidente executivo da Alinova Canada Inc., destacou a tradição de exportação de soja não transgênica do leste de Ontário, afirmando que este projeto representa uma oportunidade de agregar valor à soja cultivada no Canadá por meio da fabricação interna.
“Nós pretendemos fortalecer nossa parceria com os produtores do leste de Ontário, nosso parceiro de leite de soja no Japão e os dois formuladores canadenses de proteínas vegetais envolvidos nesta iniciativa, para tornar essa empresa de manufatura uma realidade em Morrisburg e contribuir para o bem-estar de nossa comunidade”, disse Hendrick.
Aposta em inovação e sustentabilidade
A Protein Industries Canada, um dos cinco Clusters de Inovação Global do Canadá, e seus membros estão trabalhando para aproveitar a oportunidade de 25 bilhões de dólares nos setores de fabricação de ingredientes, processamento de alimentos e bioprodutos do país.
Além disso, a Protein Industries Canada tem investido fortemente em projetos de inovação canadenses, incluindo iniciativas no setor de frutos do mar alternativos, ingredientes à base de aveia e leguminosas para a indústria de snacks, proteínas de cânhamo e girassol, farinha de alperce para alternativas lácteas e substitutos de gordura, além do recente projeto de 24,5 milhões de dólares para o desenvolvimento de alimentos à base de plantas.
Prevenindo uma escassez global
Hiroyuki Inagaki, presidente da Marusan Ai Co., destacou a crescente demanda global por proteínas vegetais e o risco de uma escassez, afirmando que este projeto pode ajudar a mitigar essa necessidade. “Prevemos a possibilidade de uma escassez global. Discutimos essa possibilidade com nosso parceiro canadense. Temos um plano para mitigar esse risco, trabalhando com produtores de soja não transgênica do leste de Ontário e dois formuladores canadenses de proteínas vegetais. Acreditamos que, juntos, podemos fabricar um novo ingrediente de pó de leite de soja feito no Canadá e encontrar muitas aplicações alimentícias.”
Confira a matéria publicada no vegconomist.
Leia também:
IA e fungos transformam resíduos agrícolas em biomassa rica em proteínas
KMC lança ingrediente à base de batata para queijo vegano
Unilever investe em óleos vegetais sustentáveis para produtos de limpeza
Compartilhe: