Você já pensou em adotar um cachorro NFT? 

O projeto artístico Cachorro Caramelo NFT doa 40% dos lucros das vendas para um fundo que visa apoiar instituições que ajudam animais em situação de risco. A Associação Defensora dos Animais (ADA) foi a primeira apadrinhada por esse projeto inovador! 

O NFT é um token-não-fungível, ou seja, é um bem digital único, portanto, quando o comprador adquire obtém um certificado registrado via blockchain. O NFT é muito utilizado no mundo artístico, atestando sua originalidade. 

Além de ajudar os animais, a empresa também relatou que os compradores podem participar de sorteios, ajudar nas decisões importantes referentes às NFTs, participar do desenvolvimento do projeto e, ainda, utilizar a arte como investimento para futuras negociações. Interessante, não é? 

Adotar um cachorro NFT

Renato Camargo, investidor anjo e advisor, tomou a decisão de apoiar o projeto e adotou o cachorro nº 9623, rebatizado de Spok (o projeto tem uma coleção de 10 mil artes). Ele contou ao Vegan Business: “Chamou bastante atenção porque eu sou muito ligado a causa animal, tudo que é relacionado ao cuidado animal, apoio a animais em situação de riscos ou animais abandonados dou muita atenção, justamente por isso que eu sou vegano”. 

Ele ficou muito interessado, mas ainda não tinha investido em NFT, apesar de ter curiosidade, já que há uma discussão se esse tipo de arte é uma moda passageira ou não. Porém, ao ver o propósito do projeto e se assegurar de que era verdadeiro, se interessou pela ideia: “Acho que toda essa moda do digital que está rolando de um ano para cá é bastante interessante, mas se não tiver um propósito que tenha a ver comigo — no caso é a causa animal, o único propósito que eu tenho para tudo que eu invisto, especialmente em startups — não teria feito”.

A empresa realiza suas vendas pela plataforma OpenSea

A arte NFT com um propósito social 

O cachorro caramelo NFT tem uma página de transparência, onde revela os valores doados. 

É informado que já auxiliou duas organizações (Instituto Pata Voluntária e a Associação Defensora dos Animais), ajudando 1.430 animais e doando mais de R$ 19 mil, com um fundo de 50% para ONGs no valor de mais de R$ 166 mil. Também conseguiram arrecadar R$ 2.200 com campanhas. Aqui vale mencionar que esses números são atualizados todos os sábados. 

Anteriormente, nós falamos aqui no Vegan Business sobre o projeto PowerJags, desenvolvido pelo Yoshie Lab Design em parceria com a AMPARA Silvestre, que destinava 40% dos lucros das vendas dos NFTs para essa instituição, visando apoiar a preservação da onça-pintada. 

Será que existirão mais projetos parecidos como esses? Renato deu sua visão: “Acredito que terá cada vez mais NFTs voltados para a causa social. Acho que esse é o caminho. A discussão agora é muito voltada para a utilidade da arte NFT, se é uma moda, por exemplo, mas se tiver um propósito por trás, é um meio de fazer com que o negócio cresça”. 

Ele ainda acrescentou que as pessoas que ainda não conhecem muito sobre NFT, podem não possuir muita confiança em entrar nessa área, já que não enxergam um objetivo claro para esse item digital: “Ter um propósito social ajuda bastante, o que aconteceu comigo”, finalizou. 

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*Imagem de capa da arte comprada por Renato Camargo: Divulgação Cachorro Caramelo NFT

Por Amanda Stucchi em 25 de fevereiro
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