Se você tem um cachorro em casa e se você segue uma dieta vegetariana, muito provavelmente você já pensou se seu amigo poderia mudar a alimentação, não é? E a resposta é sim. É totalmente possível ter cães veganos sem deixar seu melhor amigo com falta de nutrientes.

Os cachorros são animais onívoros, e dessa forma podem comer tanto carnes quanto vegetais. Mas claro que para ter o seu cachorro vegano, assim como nós, não basta pensar apenas na alimentação. Correto?

Vamos pensar, o que mais está presente na rotina do seu pet? Banhos, limpeza da casa, repelentes?

Produtos que testam em animais não fazem muito sentido serem usados no seu. Afinal, para trazer conforto para o seu cachorro, outros animais sofrem de muita crueldade. Assim, podemos descartar alguns itens de limpeza e de banho, e pensar em substituições livres de crueldade.

Outro ponto é que muitas pessoas utilizam produtos para nós em seus bichanos. E é muito fácil encontrar produtos que não são cruelty-free por aí. Por isso, separei uma listinha de itens e dicas de marcas para você começar a mudar seus cachorros e transformá-los em cães veganos.

Rações Veganas

Como disse anteriormente, os cães sobrevivem apenas de vegetais sim. Por isso, é um pouco mais fácil encontrar rações veganas no mercado.

Eu entendo que em pet shops de bairro provavelmente você não vá encontrar tão facilmente marcas veganas. Mas a internet está aí para isso não é?

Algumas das marcas que você pode testar são: BichoGreen e Fridog. Você encontra facilmente em e-commerces veganos como VegPet.

Receitas para cães veganos

Caso você tenha testado as marcas acima e não se adaptou ou caso seu cachorro não seja tão fã assim de ração, você tem uma outra opção. Fazer em casa algumas receitinhas exclusivas para seu bichano.

Pode até dar um pouco mais de trabalho do que simplesmente comprar a ração, mas ainda tem aquela sensação boa de cozinhar para alguém. E quer alguém mais especial do que nosso cachorro?

Separei algumas receitinhas para você testar com seus cães veganos:

É importante se atentar ao que não pode dar ao seu cão (seja ele vegano ou ainda não). Alguns exemplos são chocolate, café, alho, abacate, uva, caqui, pêssego e ameixas, entre outros alimentos.

Banho

Como você lava seu cachorro? Se você costuma levá-lo ao pet shop, provavelmente vai ser difícil escolher qual marca de produtos de banho podem ser usadas no seu bichano. Mas sempre vale aquela dica de conversar com os funcionários e descobrir quais as marcas serão usadas.

Já se você prefere dar banhos em casa, assim como eu, fica um pouco mais fácil. Você pode encontrar marcas mais naturais e veganas em grandes pet shops ou pela internet. Afinal, internet salva nossas vidas, não?

Separei algumas marcas de itens importantes para a higiene dos nossos cães veganos:

Biowash

A marca Biowash é um boa opção para dar banhos completo nos seus cães veganos. Você encontra shampoo e leave in sem enxágue na linha Biowash Pet.

A composição dos produtos da marca utiliza bases vegetais, certificadas e sem petroquímica nas fórmulas. Com isso, a Biowash está favorecendo o meio ambiente e a saúde dos seus consumidores animais.

Preserva Munddi

A Preserva Munddi oferece uma linha pet com as opções de shampoo, sabonete e spray de limpeza.

Os produtos da Preserva Munddi são feitos de Neem, Noni e Andirobae. Esses ingredientes ajudam na proteção da pele dos nossos cães veganos.

Produtos de limpeza

A higiene dos nossos animais também acontece em nos cuidados com a casa, não é mesmo? Com isso, é importante se atentar a quais produtos estão sendo utilizados para limpar a casa e as necessidades dos nossos melhores amigos.

As marcas citadas acimas, Biowash e Preserva Munddi possuem no seu portfólio alguns produtos multiusos que ajudam nessas horas. Além disso, você pode apostar em outras marcas de produtos de limpeza veganas.

Você também pode fazer uma receitinha caseira que ajuda a repelir o xixi dos seus cães. A receita é bem simples e você encontra vários exemplos na internet. Basta misturar: 400 ml de álcool, umas pedras de cânfora e 100 ml de citronela. E seu repelente de xixi já estará pronto.

Agora que você já conhece os três pilares principais para ter cães veganos, só falta começar. Aproveite para conhecer marcas novas, descobrir o que se adapta melhor com os seus animais e na sua rotina. O importante é não deixar de fazer as substituições e transformar também o estilo de vida do seu cãozinho.

Leia também Santuários de animais: 4 para você conhecer e ajudar e
Venda de animais: passou da hora da gente dizer não



por Lari Chinaglia em 27 de fevereiro