O Burger King lançou seu primeiro restaurante sem carne no Reino Unido, na praça Leicester Square em Londres, estará aberto para o público entre os dias 14 de março e 10 de abril. 

Restaurante sem carne do Burger King

Ao todo, terão 15 alimentos novos sem carne no cardápio, por exemplo, alguns dos pratos exclusivos do restaurante serão o Vegan Chilli Cheeze Bites e o Double Bakon Cheezeburger. Além disso, a linha katsu curry — com o vegan katsu royale e o plant-based katsu chilli whooper — lançada recentemente na região, também estará disponível. Para as crianças, também terá um menu infantil. 

Como informou a PETA, alguns dos produtos são certificados como veganos e outros são à base de plantas, pois o Burger King descreve o whooper à base de plantas como plant-based e não como vegano, devido ao fato de ser cozido na mesma grelha que os produtos com carne. 

Apesar disso, no restaurante sem carne do Burger King não haverá a possibilidade de contaminação cruzada — nenhum produto tem o ingrediente — dessa forma, a instituição concluiu em seu blog: “Os veganos que se sentem desconfortáveis ​​com isso podem escolher uma das opções veganas certificadas, mas a PETA tem o prazer de recomendar o Whopper à base de plantas e o Katsu Whopper à base de plantas, pois nenhum ingrediente derivado de animais é usado para fazer esses hambúrgueres”. 

No ano passado, a rede também criou seu primeiro restaurante sem carne na Alemanha, localizado na cidade de Colônia, que funcionou durante um período limitado de tempo, as carnes foram feitas pela The Vegetarian Butcher. 

Katie Evans, diretora de marketing do Burger King do Reino Unido, falou em um comunicado: “O menu de edição limitada é um resultado direto do nosso foco em inovação vegana e baseada em vegetais e anda de mãos dadas com nossa meta de um menu que é 50% livre de carne até 2030, bem como nosso compromisso com a sustentabilidade e negócios responsáveis”. 

Alasdair Murdoch (CEO do Reino Unido) disse ao iNews em março de 2021 que dentro de uma década o cardápio do fast food poderia ser composto por até 50% de produtos à base de vegetais, pois gradualmente a carne bovina que vendem, comparado a proporção das vendas totais, está diminuindo. 

Veganismo no Reino Unido 

Quer saber quantos veganos existem no Reino Unido?

Conforme pesquisas realizadas pela Ipsos Mori, descritas na Vegan Society, existiam 600 mil veganos na Grã-Bretanha em 2019, sendo que o número quadruplicou entre 2014 e 2019. A instituição também fez uma pesquisa em maio de 2021 e descobriu que 1 em cada 4 britânicos reduziram a quantidade de produtos de origem animal que consumiam desde que a pandemia do coronavírus começou. 

Ainda, segundo a YouGov em matéria de 2021 existiam 13% de flexitarianos na região. Logo, podemos perceber que os britânicos estão modificando seus hábitos de consumo. 

Sobre o Burger King 

O restaurante foi fundado por James W. McLamore e David Edgerton em Miami no ano de 1954. 

A rede recebe mais de 11 milhões de clientes todos os dias em todo o mundo. A marca chegou aqui no Brasil no ano de 2004, com sua primeira unidade inaugurada no Shopping Ibirapuera. 

Atualmente, existem os seguintes hambúrgueres sem carne no Burger King do Brasil: whopper de plantas e veggie burger, aptos para vegetarianos por conter lactose.

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também: 

Fast-food vegano Ready Burger levanta £ 2 milhões em crowdfunding

Burger King lança dois hambúrgueres veganos no Reino Unido

KFC lançará frango da Beyond Meat nos Estados Unidos

*Imagem de capa de hambúrguer vegano Cheeeze and Bakon: Divulgação Burger King

Por Amanda Stucchi em 17 de março
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores