A Mattel, fabricante de brinquedos, lançou uma boneca barbie em homenagem a Jane Goodall, produzida com plástico retirado do oceano. Ela é uma conhecida antropóloga e primatologista (ciência que estuda os macacos), sendo que o item foi lançado em uma parceria com o instituto que leva seu nome e é uma comunidade global de conservação que protege os chimpanzés.
A Mattel também destacou a primatologista em um episódio da sua série Barbie You Can Be Anything (Barbie você pode ser qualquer coisa, em tradução livre) no seu canal do YouTube, onde a profissional contou um pouco da sua trajetória e esclareceu dúvidas das crianças.

Barbie com plástico retirado do oceano: a empresa utilizará o material em duas coleções
O material também foi utilizado em toda a coleção Profissões do Ano 2022 (criada em parceria com o The Jane Goodall Institute) e Mulheres Inspiradoras. Outro destaque é que os produtos também possuem o certificado CarbonNeutral.
“Peças plásticas de bonecas feitas com 90% de plástico provenientes de 50 km de cursos d’água em áreas sem sistemas formais de coleta de lixo; cabeça da boneca e cabelo excluídos”, detalhou a fabricante em um comunicado.
As Profissões do Ano 2022 estão relacionadas com a sustentabilidade, sendo composta por: Cientista de Conservação, Diretora de Sustentabilidade, Defensora Ambiental e Engenheira de Energias Renováveis.
Já a coleção Mulheres Inspiradoras contempla a boneca em homenagem a Jane Goodall, bem como outros grandes nomes como: Ida B. Wells (jornalista que lutava pelo direito das mulheres e contra a segregação racial), Dra. Maya Angelou (escritora e ativista dos direitos civis), Billie Jean King (ex-tenista estadunidense com 39 títulos de grand slams) e Eleanor Roosevelt (primeira dama dos EUA entre 1933 e 1945), entre outras.
“As crianças precisam de mais modelos como a Dra. Jane Goodall, porque imaginar que podem ser qualquer coisa é apenas o começo – ver isso faz toda a diferença. Esperamos que esta coleção e homenagem a uma pioneira para mulheres na ciência e conservação inspire as crianças a aprender mais sobre carreiras verdes, como elas podem proteger o planeta e encenar histórias sustentáveis por meio de brincadeiras com bonecas”, comentou Lisa McKnight, vice-presidente executiva e chefe global da Barbie e Bonecas da Mattel.
A Mattel, no ano passado, já havia lançado uma coleção com três bonecas chamada Barbie Loves The Ocean, produzidas com 90% de plástico reciclado retirado dos oceanos.
Uma das metas da marca é atingir 100% de materiais plásticos reciclados, recicláveis ou de base biólogica em todos seus produtos e embalagens até 2030.
Conheça mais sobre a Jane Goodall
A primatologista foi a responsável por descobrir que os chimpanzés são onívoros, capazes de utilizar ferramentas e possuem comportamentos sociais complexos que anteriormente não eram reconhecidos.
“Durante toda a minha carreira, eu queria ajudar a inspirar as crianças a serem curiosas e explorar o mundo ao seu redor – assim como fiz quando viajei pela primeira vez para a Tanzânia, 62 anos atrás. Estou entusiasmada em fazer parceria com a Barbie e incentivar as crianças a aprender com o seu ambiente e sentir que podem fazer a diferença”, adicionou a Dra. Jane Goodall na comunicação.
A viagem a que ela se refere é uma que fez ao Parque Nacional Gombe, localizado no país, onde conduziu pesquisa sobre os animais.
O que ela espera com a parceria? “Através desta parceria, espero inspirar a próxima geração de eco-líderes a se juntarem a mim na proteção do nosso planeta e lembrá-los de que podem ser qualquer coisa, em qualquer lugar – no campo, no laboratório e na mesa”, ela concluiu.
Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:
Empresas nacionais que transformam o plástico dos oceanos
Data comemorativa: 7 marcas veganas para as crianças
Pediatra dá dicas sobre alimentação vegana na infância
*Imagem de capa: Jane Goodall Institute por Jane Goodall Productions
Compartilhe: