Se engana quem pensa que o veganismo está apenas na alimentação. Quando você escolhe deixar a crueldade animal de lado e viver um estilo de vida mais sustentável e ético, você precisa deixar de lado todo o sofrimento que envolve a produção de algumas peças de roupas, e aderir a moda vegana.

Mas pode ficar tranquilo, afinal não tem nada de feio ou sem graça nessa linha de roupas. Estamos falando de peças que não envolvem materiais como couro, lã, cashmere, camurça, qualquer tipo de pele de animal, penugem, seda, etc.

Algumas marcas se especializaram em moda vegana e trouxeram roupas incríveis para as suas coleções. Separei nove marcas para você conhecer:

Urban Flowers

A Urban Flowers é uma marca que eu tenho bastante carinho por ter sido a primeira que eu conheci do segmento de moda vegana. Além de levar em consideração a causa animal, a marca se preocupa com a  produção de sapatos unissex.

E não são apenas sapatos! A Urban Flowers lançou bolsas e roupas, incluindo camisetas, kimonos, calças e saias. As camisetas são lindas, e principalmente, cheias de mensagens ativistas.

King 55

A marca King 55 é bastante completa. Você encontra no site da marca roupas femininas e masculinas, acessórios e calçados, e o principal tudo 100% vegano. A missão da King 55 é “Atuar de forma Vegana e Sustentável, com responsabilidade social e ambiental, fornecendo produtos sem nenhum tipo de crueldade animal.”

A King 55 vende tanto online quanto em lojas físicas, localizadas em São Paulo, na Vila Madalena e em Pinheiros.

Ahimsa

A Ahimsa é uma marca que foi fundada em 2013 e que prioriza o amor. A marca é, até hoje, a única fabrica de calçados 100% vegana no mundo. A fábrica de calçados fica localizada em Franca, São Paulo, mas você pode comprar os produtos femininos e masculinos de forma online.

“Nós acreditamos na força do amor e ele é grande demais pra deixar apenas dentro de nós, vamos compartilhar.”

Observação: Comentamos um pouco mais sobre como surgiu a Ahimsa no artigo “60 mil oportunidades de emprego”, dá uma olhadinha por lá também!

Insecta shoes

A Insecta shoes oferece opções lindas de calçados, bolsas e acessórios veganos e ecológicos. A marca utiliza garrafas PET recicladas, algodão reciclado, borracha reaproveitada, peças de roupas usadas, tecidos de reuso e resíduos de produção que seriam jogados fora e os transformamos em sapatos novos.

“Na Insecta nós trabalhamos para repensar a economia, buscando alternativas de consumo e aumentando a vida útil do que já existe. Queremos polinizar o mundo com cor e consciência.”

A Insecta shoes possui lojas espalhadas por todo o país e até em alguns outros lugares do mundo, como Estados Unidos, Canadá e Alemanha. Ainda assim, se preferir, você pode comprar online também.

Fauno

A marca Fauno é uma loja de roupas incríveis, tanto femininas quanto masculinas. A marca preza por roupas e acessórios livres de crueldade animal e incentivam o comércio justo no Brasil. O showroom da marca fica no Rio de Janeiro. Você também pode comprar todas as peças de forma online no site da loja.

Vegano Shoes

Outra marca de sapatos veganos é a Vegano Shoes. A marca nasceu em Franca, interior de São Paulo, em 2013. A Vegano Shoes considera um dos pilares mais importante a sustentabilidade. Para isso, são utilizados “(…)a marca prioriza a utilização de matérias-primas recicladas em seus produtos, como lonas de caminhão reutilizadas e câmaras de ar reaproveitadas e recolhidas em borracharias, que, combinadas às espumas de origens minerais e vegetais, proporcionam aos calçados extremo conforto ao caminhar, resistência e estabilidade no calce.”

A marca possui algumas parcerias, tais como a com a Luisa Mell. Além dos sapatos, você encontra bolsas, mochilas, camisetas e linha kids. A Vegano Shoes vende apenas online.

Conceito Ada

A Conceito Ada é uma marca focada no consumo consciente. A marca possui três pilares (slow fashion, veganismo e feminismo), 28 tamanhos (uma variedade de 7 tamanhos diferentes ofertados em 4 comprimentos, totalizando uma combinação de 28 tamanhos), e 0 coleções. Isso mesmo, zero!

A ideia de não produzir coleções é para que não haja um consumo desenfreado. Para isso, as peças são pensadas de forma que as cores e as modelagens façam ótimas combinações de looks entre si.

“Com os conceitos slow fashion, veganismo e o feminismo intersecional, Ada mantém uma tabela de medidas inclusiva, além de contar a história de grandes mulheres em cada uma das suas peças, dando visibilidade e reconhecendo o papel fundamental das mulheres no progresso mundial.”

Gioconda Clothing

A Gioconda é uma marca de roupa veganas femininas. O foco da marca é trazer conforto para a mulher através das suas peças.

A marca nasceu em 2014, com calcinhas de algodão feitas à moda antiga – quando mães e avós costumavam fazer essas peças com o que restava de tecidos planos antes usados para outros fins -, e agora possui um leque de produtos muito coerente com o seu propósito.

Os produtos da marca variam entre roupas de sair e roupas de ficar em casa, lingeries e acessórios.

Design Côté

Agora quero falar de uma marca de acessórios sustentáveis, a Design Côté. A marca desenvolve seus acessórios de forma artesanal e a partir de descartes de moda. A Côté surgiu no Rio Grande do Sul em 2015, seguindo os propósitos de produzir peças com desenho atemporal, sem uso de produtos de origem animal #crueltyfree

“A marca surge como uma provocação sobre o uso e a valorização de resíduos e material de descarte, e nossa principal inspiração é a arquitetura, no uso de materiais aparentes e na valorização das formas simples e atemporais!”

As marcas de moda vegana não param por aí. Felizmente, o mercado brasileiro está se conscientizando sobre a importância de roupas e sapatos sustentáveis e sem nenhuma crueldade animal. Muitas marcas excelentes ficaram de fora dessa lista ainda. Por isso, pesquise bastante antes de fazer sua próxima compra, priorize marcas que são a favor de causas que você acredite.

Leia também Go Vegan: o que você conhece sobre esse movimento e O mercado vegano está só começando



por Lari Chinaglia em 31 de dezembro