Quer incrementar suas refeições veganas, mas não consegue sair do básico sem recorrer ao delivery?

Ter em mãos um bom livro com receitas veganas, simples e fáceis de colocar em prática, pode te ajudar muito nessas horas. 

Se engana quem pensa que preparar receitas veganas é algo restrito a um seleto grupo de pessoas sofisticadas, com cozinhas gigantescas e com uma verdadeira coleção de temperos exóticos.

E o livro “Vegano sem frescura: Comida de verdade em mais de 100 receitas de arrasar”, está aí para provar isso. É o livro oficial do Thug Kitchen, um blog culinário descolado e muito popular nos EUA, dos autores Matt Holloway e Michelle Davis.

A linguagem deles é um tanto coloquial, uma vez que os autores não economizam no vocabulário (nem mesmo nos palavrões), o que o torna um livro especial.

Sem dúvidas este livro é indicação certa para quem busca por receitas de fácil preparo e que utilizem ingredientes simples. O fato de as receitas serem simples não impede que tenham algum requinte, pois os autores conseguem dar o tom gastronômico até nos pratos mais básicos.

Quer uma amostra do conteúdo, então pega aí essa receita:

Mingau de aveia com quinoa

Ingredientes:

4 xícaras de água

½ xícara de quinoa

1 colher (chá) de azeite de oliva ou óleo de coco

1 xícara de aveia em flocos

1 pitada de sal

½ xícara de leite de amêndoa

Modo de preparo

Aqueça a água em uma chaleira ou no micro-ondas, quase até ferver.

Coloque a quinoa em uma peneira e lave, para não ficar amarga depois de cozida.

Em uma panela, aqueça o azeite em fogo médio. Junte e aveia e mexa por cerca de 2 minutos, até sentir um cheiro tostado. Acrescente a quinoa e a água quente; espere ferver. Isso não deve demorar muito, porque a água já tem que estar quente pra caramba.

Quando ferver, reduza o fogo e cozinhe sem tampar. Vai lá ver o Instagram ou o Facebook enquanto isso – uns 25 a 30 minutos. Os grãos não devem ficar duros, mas al dente. Junte o sal e o leite de amêndoa e desligue o fogo.

Você adora cochilar mais um pouquinho depois que o despertador toca? Prepare a receita em dobro e aqueça as sobras durante o resto da semana.

Fácil e diferenciado não e mesmo?

mingau de aveia vegana

Mas não para por aí, “Cozinha vegana para o dia a dia”, de Gabriela Oliveira, é outro excelente livro que também deve ter lugar cativo na biblioteca da cozinha, já que está recheado de receitas veganas, saudáveis e muito, mas muito simples de fazer.

A versão impressa é tão linda que dá vontade de colocar na parede para decorar a cozinha, uma verdadeira obra de arte.

E além das deliciosas receitas, a obra traz as tabelas nutricionais dos alimentos, o que facilita as escolhas diárias.

Numa amostrinha do que esse livro traz, e de como ele realmente é uma escolha certa para o dia-a-dia, aqui vão duas receitas para você testar aí na sua casa.

Vitamina verde

Ingredientes:

½ xícara de folhas de espinafre (ou rúcula, ou alface)

½ xícara de água (ou suco de laranja)

1 banana

1 maçã

½ colher (chá) de suco de limão–siciliano

½ colher (sopa) de linhaça

Modo de preparo

Descasque as frutas, retire os caroços e corte-as em pedaços.

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até ficar cremoso. Consuma de imediato para que não oxidem e, assim, se possa retirar o máximo proveito das vitaminas.

Nota: Você pode variar os sabores, combinando outras frutas, sementes e vegetais, como gergelim, rúcula, agrião, salsinha ou beterraba. Para adoçar, basta acrescentar tâmaras, xarope de agave ou melado.

Pasta de tofu com tomate e ervas

Ingredientes

200g de tofu fresco

1 tomate médio maduro

1 dente de alho

2 colheres (sopa) de azeite

½ colher (chá) de sal

½ colher (chá) de suco de limão siciliano

½ colher (chá) de levedura de cerveja ou ½ colher (chá) de caldo de legumes orgânico em pó

½ colher (chá) de orégano

Páprica doce a gosto

Cúrcuma a gosto (opcional)

4 folhas de manjericão fresco ou 1 colher (chá) de manjericão em pó

Modo de preparo

Pique o tofu. Tire a pele e pique o tomate.

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até obter uma pasta homogênea. Se necessário, acrescente 1 ou 2 colheres (sopa) de água ou creme vegetal culinário para a mistura ficar mais cremosa.

Nota: esta pasta é muito versátil. Você pode substituir o queijo em pizzas e em diversas receitas feitas no forno. Se misturar na frigideira com legumes salteados, obterá um “mexido” de tofu.

São receitas simples e de dar água na boca, não é mesmo?

Então o que você está esperando para se aventurar na cozinha e experimentar preparar essas delícias veganas?

Curtiu nossas receitas veganas simples? Saiba mais sobre veganismo e saúde e conheça 5 livros sobre alimentação saudável e vegana.



por Nadia Ferreira Gonçalvez em 7 de setembro