Já consegue imaginar o sucesso que pode se tornar um livro de receitas sem nenhuma carne animal lançado por um grande nome da gastronomia? Essa é a expectativa com a mais nova notícia lançada por Jamie Oliver.

O chef de celebridades vai lançar o seu novo livro de receitas, todo vegetariano, com mais de 100 receitas inéditas. Chamado de “Veg”, o livro de receitas será publicado através da editora Penguin Books, Michael Joseph. A data prevista para o lançamento é 22 de agosto de 2019, mas já está em pré-encomenda na Amazon.

“Para mim, ‘Veg’ é sobre celebrar uma boa comida sem considerar a carne animal como ingrediente. Este livro é uma coleção de receitas que costumo cozinhar em casa”,  disse o chef em um comunicado. “Alguns são jantares rápidos no meio da semana, outros são mais um luxo de fim de semana, mas todos são fáceis e deliciosos”.

Jamie Oliver – Veg

“É tudo sobre celebrar uma comida muito boa e saborosa que só acontece de ser livre de carne” – Jamie Oliver

A sinopse do livro Veg de Jamie Oliver já afirma:

“De jantares simples e favoritos da família a pratos de final de semana para compartilhar com amigos, este livro está repleto de comida fenomenal. Seja abraçando um ou dois dias sem carne a cada semana, vivendo um estilo de vida vegetariano, ou apenas querendo experimentar algumas novas e brilhantes combinações de sabores, Jamie usa seu conhecimento e experiência para reunir a melhor culinária vegetariana.”

O livro promete contar com receitas fáceis de fazer, de jantares para pratos clássicos para quem já é vegetariano há vários anos e para quem está curioso sobre como funciona essa alimentação sem a carne animal.

Louise Moore, diretora executiva da Michael Joseph, disse: “Jamie criou um livro inovador e extremamente satisfatório, no qual amantes de carne e vegetarianos de longo prazo vão adorar em igual medida. Ele é constantemente criativo e inventivo em sua culinária e isso não é exceção ”.

Ainda não temos a previsão de lançamento do livro no Brasil, mas vamos ficar de olho!

Cardápio a base de plantas no Jamie’s Italian

Jamie Oliver ainda não é vegetariano, mas já deixou claro que tem um grande amor pela alimentação à base de plantas. Em seu site, o chef das celebridades apresenta uma série de receitas ovo lacto vegetarianas e até veganas.

Em maio do ano passado, Jamie Oliver lançou em todos os locais da sua cadeia de restaurantes, o Jamie’s Italian, um novo cardápio baseado apenas em vegetais. Afinal, nós também queremos visitar esse restaurante, não é mesmo?

Além disso, Jamie Oliver fez uma ótima escolha em relação ao mercado vegano. Hoje, já sabemos que restaurantes que não possuem opções veganas no cardápio podem perder uma oportunidade de 50 bilhões de reais. A demanda por pratos a base de plantas só cresce.

Os pratos do Jamie’s Italian incluem massas à base de tomate com queijo parmesão vegan, couve flor assada no estilo siciliano inteiro, saladas super alimentadas e quatro tipos de pizza (possível pedir sem queijo ou berinjela vegetariana).

A página do restaurante italiano do Jamie diz: “Jamie é apaixonado pelo bem que podemos fazer por nós mesmos e pelo meio ambiente reduzindo a quantidade de carne que comemos – então, é claro, também queríamos apoiar essa brilhante iniciativa”.

Jamie Oliver já disse publicamente que deixou de consumir carne animal por uma semana, no mês de maio de 2018. A experiência fez com o chef encorajar seus fãs e seguidores a se juntarem a ele nessa fase.

Além disso, ele também apoia a Veg Power, uma iniciativa lançada para incentivar o consumo de vegetais no Reino Unido. A paixão pela alimentação mais saudável fez com que Jamie Oliver se associasse ao supermercado tesco, o principais do país, para promover seu programa.

Livros veganos brasileiros

Enquanto o livro Veg do Jamie Oliver não chega no Brasil, podemos aproveitar os livros que já temos por aqui, não é? Separei uma lista de livros para você conhecer:

  • Diário de Uma Vegana, da Alana Rox;
  • 50 Marmitas Veganas e 50 Doces Veganos, ambos da Katia Cardoso;
  • Cozinha Vegana Para o Dia a Dia, da Gabriela Oliveira;
  • Vegano? Por Que Não?, da Kristy Turner;
  • A cozinha vegetariana de Astrid Pfeiffer, da própria Astrid Pfeiffer

Agora vamos esperar até o lançamento do livro, e comemorar mais um livro vegano para nossas prateleiras. Quem sabe o sucesso do livro não traga mais pessoas para o veganismo e incentive o chef Jamie Oliver a desenvolver novos? Vamos aguardar.

Leia também Países mais indicados para veganos: Dinamarca está na lista e Mulheres veganas: 4 (ou mais) que nos inspiram diariamente



por Lari Chinaglia em 21 de março