O Vegan Food Group (VFG), empresa holding recentemente renomeada, anteriormente conhecida como VFC Foods Ltd, anuncia que está a caminho de se tornar um dos maiores fabricantes de produtos plant-based na Europa, com a aquisição da TOFUTOWN, produtora alemã com receitas de € 60 milhões.

Após a revelação das intenções do grupo de criar uma “Unilever vegana” no início deste ano, a quarta aquisição da VFG, após Clive’s Purely Pies, Meatless Farm e sua marca de frango VFC, cria uma importante empresa CPG europeia com 80 produtos no Reino Unido e na UE, distribuídos em 21.000 pontos de venda. A entidade combinada das quatro marcas já está preparada para atingir a lucratividade em 2024, com uma clara visão para expandir as receitas do grupo além de € 100M. Isso é apenas o início da estratégia de aquisição da VFG, segundo a própria empresa, com mais notícias de fusões e aquisições no horizonte.

Dave Sparrow, CEO do Vegan Food Group, comenta: “A VFG agora será uma grande protagonista na alimentação plant-based, com uma escala significativa de produção em três instalações, empregando mais de 300 funcionários e com uma forte rede de parceiros estratégicos na produção e na cadeia de suprimentos.”

Acelerando o crescimento no Reino Unido e na UE

Em uma entrevista ao vegconomist no mês passado, o co-fundador da VFC, Veg Capital e Veganuary, Matthew Glover, detalhou a visão do grupo e os planos para aquisições estratégicas contínuas, explicando: “Ao unir marcas dentro da estrutura da VFG, podemos criar eficiências operacionais, otimizando processos e alcançando economias de escala. Essa consolidação permite que as marcas da VFG aproveitem a experiência e os recursos combinados, aprimorando nossa vantagem competitiva e posição de mercado.”

“Essa aquisição permite que a VFG acelere nosso crescimento no Reino Unido e na UE em produtos refrigerados, congelados e ambientes, tanto na varejo com marca própria quanto no serviço de alimentação”, explica Sparrow.

“A consolidação é necessária no espaço plant-based, e com sinais precoces de recuperação, o Vegan Food Group está bem posicionado para aproveitar as condições de mercado e impulsionar o crescimento no Reino Unido e na Europa”, reitera Matthew Glover nas notícias de hoje.

TOFUTOWN

Fundada em 1989 por Bernd Drosihn, a TOFUTOWN é uma fornecedora em larga escala de tofu, pastas e alternativas de carne 100% naturais e orgânicas na UE, abastecendo grandes varejistas como Aldi, Lidl, DM e Edeka sob a marca TOFUTOWN. Com 55.000 metros quadrados de produção em dois locais, a instalação em Lüneburg é uma das maiores fábricas plant-based na Europa, com capacidade para produzir uma ampla variedade de novos produtos plant-based.

A VFG agora entra em um acordo de compra de ações para adquirir todas as ações da Tofutown.com GmbH, com a conclusão pendente de autorização institucional final, mas esperada para acontecer em breve. A KPMG desempenhou um papel fundamental na condução da due diligence financeira, enquanto a Addleshaw Goddard forneceu consultoria jurídica especializada, garantindo uma execução estratégica e sem problemas do negócio.

“Unir-se ao Vegan Food Group é uma oportunidade emocionante para a TOFUTOWN continuar com sucesso a visão de Bernd ao longo das próximas décadas”, disse Markus Kerres, CEO da TOFUTOWN GmbH. “Com a Alemanha e o Reino Unido sendo os dois maiores mercados para alimentos plant-based, estamos bem posicionados para prosperar na próxima década.”

Leia também:

Oatly expande portfólio de bebidas com novos cremes de aveia

França proíbe nomes “carnudos” em rótulos plant-based

Carrefour supera meta de vendas em alternativas plant-based

Por Vitor Di Renzo em 28 de fevereiro
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores