A rede multinacional de supermercados francesa Carrefour, uma das maiores varejistas do mundo, anunciou que obteve € 514 milhões em vendas de alternativas plant-based no ano passado, superando sua meta de € 500 milhões estabelecida para 2026.
A categoria de alternativas plant-based inclui substitutos de carne e laticínios, além de leguminosas, recentemente incorporadas devido a pedidos de partes interessadas, representando € 142 milhões em vendas em 2023. Agora, o Carrefour aumentou sua meta de vendas de produtos plant-based para € 650 milhões até 2026.
A rede de supermercados também divulgou que 306 fornecedores participaram do Pacto de Transição Alimentar no ano passado, em comparação com 204 em 2022. O pacto auxilia os fornecedores a se tornarem mais sustentáveis, implementando medidas como o impulso à biodiversidade, oferta de opções mais saudáveis e redução de embalagens desnecessárias. O Carrefour estabeleceu como meta ter 500 fornecedores no pacto até 2030.
Coalizão plant-based
O Carrefour tem trabalhado para promover alimentos plant-based há algum tempo. Em setembro, a rede ajudou a lançar uma nova coalizão plant-based para democratizar e desenvolver alternativas plant-based, com membros como Danone, SAVENCIA, ANDROS, Bel Bonduelle, Unilever e NUTRITION & SANTE. A coalizão tem como objetivo atingir € 3 bilhões em vendas até 2026.
Em 2022, o Carrefour começou a oferecer carne plant-based da The Vegetarian Butcher em balcões tradicionais de açougues na França, uma tendência que foi continuada nas lojas espanholas do Carrefour no ano seguinte. A rede também realizou um Concurso Plant Based em 2022, reconhecendo startups inovadoras como La Vie, Unlimeat e Väcka. Os produtos vencedores, como os queijos plant-based da Väcka, conquistaram espaço nas prateleiras do varejista.
“Esse desafio nasceu da necessidade de nossos clientes que buscam alternativas aos produtos de origem animal, do nosso desejo de combater as mudanças climáticas… e de uma obsessão comum entre startups e Carrefour – inovar sempre mais”, disse Alexandre Bompard, Presidente Executivo do Carrefour, na final da competição.
Leia também:
Infinite Roots anuncia parceria estratégica com Pulmuone
The Vurger Co fecha suas portas e cita falhas do governo
Grupo REWE lança produtos feitos com chocolate ChoViva