A Veganuary, organização global que incentiva as pessoas a experimentarem o veganismo a partir de janeiro, quebrou todos os recordes anteriores e teve mais participantes do que nunca, com mais de 700.000 pessoas registradas oficialmente em quase todos os países do mundo.

Apenas a Cidade do Vaticano e a Coreia do Norte (onde a internet é proibida) ficaram de fora da lista oficial de participantes de 2023, o décimo ano em que a campanha é celebrada no mundo.

Recorde de inscrições

Porém, estudos sugerem que a participação na campanha é maior do que o número de pessoas que se inscrevem no site. De acordo com a primeira pesquisa realizada pela YouGov na América Latina, em janeiro de 2023, 7% dos entrevistados brasileiros disseram ter participado de Veganuary. Esses números dão uma visão interessante sobre a participação pública mais ampla no Veganuary e sua influência como movimento social.

A presença da campanha na mídia social continua crescendo ao redor do mundo: #Veganuary já foi visto no TikTok mais de 894 milhões de vezes e mais de 300 milhões de pessoas interagiram com os canais internacionais de mídia social da campanha em janeiro de 2023. Desde o lançamento em janeiro de 2014, Veganuary aumentou seu alcance abrindo escritórios nos EUA, Alemanha e Chile em 2019; Argentina e Brasil em 2020, assim como na Índia em 2021. Além disso, as campanhas acontecem na Itália, França, Suíça, África do Sul, Austrália, Cingapura, bem como no México em colaboração com organizações locais. A estratégia de cinco anos da Veganuary prevê a expansão da campanha para mais dez países até 2027.

Participação de celebridades

Nesse contexto, as celebridades são cada vez mais atraídas pela abordagem divertida e amigável da campanha. Dessa maneira, em 2023 a ONG contou com o apoio de personalidades locais de destaque como Xuxa, Luisa Mell e Hana Khalil. Anteriormente, os participantes do Veganuary incluem Brian May, Mayim Bialik, Joaquin Phoenix, assim como o ator Ryan Eggold, entre outros, que continuam apoiando a causa.

De acordo com Mauricio Serrano, diretor de Veganuary na América Latina: “esses resultados importantes no Brasil, como 7% das pessoas que participaram do janeiro vegano no país, mostram uma tendência de crescimento imparável do movimento plant-based e com isso, ajudamos os animais e o planeta que tanto precisam de nós. Dessa maneira, a campanha orienta de forma amigável e sem julgamentos para uma mudança de alimentação menos prejudicial ao planeta.”

Sobre Veganuary

A adesão é gratuita e as pessoas podem se inscrever nessa página para receber o e-book de receitas, o kit oficial e 31 e-mails diários com informações nutricionais, receitas, planos de refeições e dicas úteis.

Você pode baixar nosso kit para a imprensa, com mais estatísticas, citações de celebridades e links para imagens gerais de Veganuary aqui.

  • Todos os números são da YouGov Plc. O tamanho total da amostra foi de 1.021 adultos. A pesquisa online aconteceu entre os dias 16 e 30 de janeiro de 2023. Os números foram ponderados e são representativos de todos os adultos (maiores de 18 anos) no Brasil.

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:

Aviko Rixona usa batatas para fazer o queijo vegano saudável

Revo Foods levanta € 1,5 milhão para micoproteína impressa em 3D

Shukran Foods lança ovos veganos na Espanha

Imagem ilustrativa de capa: Veganuary

Por Ana Cristina Gomes em 6 de fevereiro
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores