A Upp, especialista em agrotecnologia do Reino Unido, garantiu £ 500.000 do investidor de impacto Elbow Beach Capital. O valor será usado para pilotar a tecnologia exclusiva da upp para produzir proteína de brócolis reciclada.

O Reino Unido é um grande produtor de brócolis, mas atualmente a colheita deve ser colhida manualmente por trabalhadores sazonais. Com estes cada vez mais escassos devido a fatores como o Brexit e a pandemia, muitos agricultores estão com dificuldades. Além disso, 80% da planta de brócolis – incluindo caule, folhas e raiz – é atualmente desperdiçada, apesar de ser de qualidade alimentar. A Upp decidiu resolver esses dois problemas.

A empresa desenvolveu um novo tipo de equipamento de colheita que usa câmeras e aprendizado de máquina para detectar quando uma planta está pronta, mesmo que esteja parcialmente obscurecida. Uma ferramenta rebocada por trator, que pode substituir sete trabalhadores, colhe a planta e separa o cabeçote.

Após a venda da cabeça do brócolis, o restante da planta é reciclado em uma proteína altamente sustentável com um impacto menor do que a ervilha ou a soja. Upp está planejando três pilotos no Reino Unido, Espanha e Califórnia, com a esperança de iniciar a produção comercial no final de 2024. A empresa acredita que o mercado de proteína de brócolis pode valer mais de £ 35 bilhões até 2030.

Transformando subprodutos vegetais

À medida que aumentam as preocupações com o impacto ambiental do sistema alimentar, mais empresas estão trabalhando para usar subprodutos que, de outra forma, seriam desperdiçados.

Em 2021, o produtor de repolho Naylor Farms anunciou que construiria uma instalação para transformar aparas e sobras da produção de salada de repolho em proteínas vegetais funcionais. A Anina de Israel oferece refeições prontas à base de plantas feitas com vegetais reciclados – incluindo a embalagem – enquanto a Wholly Veggie do Canadá produz uma variedade de produtos a partir de couve-flor reciclada.

De acordo com David Whitewood, CEO da upp: “O objetivo da Upp é aproveitar ao máximo as safras que já cultivamos. O brócolis reciclado é repleto de nutrientes que promovem a saúde, fibras e é totalmente natural. Em um mercado futuro de biorreator e proteínas alternativas cultivadas em laboratório, os alimentos à base de plantas com boa proveniência atrairão um prêmio como a carne orgânica alimentada com capim atrai hoje.”

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:

Lei que proíbe testes em animais para cosméticos avança no Brasil

Foodz lança nova linha de refeições veganas líquidas

Shukran Foods lança ovos veganos na Espanha

Imagem ilustrativa de capa: Divulgação Upp

Por Ana Cristina Gomes em 27 de janeiro
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores