Muitos empreendedores desejam ser o rosto por trás do mais novo unicórnio brasileiro!  Esse termo designa empresa que tem valuation de US$ 1 bilhão, ou seja, o ser mitológico denomina os negócios de muito sucesso. 

No final do ano passado, o veículo Infomoney apontou existir 24 unicórnios ao todo no Brasil, sendo que o país conquistou 10 empresas desse tipo somente em 2021. A primeira empresa com esse valuation foi o aplicativo 99, focado na mobilidade urbana. 

O mundo dos negócios não oferece um passo a passo em comum para o sucesso de empresas — todas tem suas respectivas histórias, desafios, diferenciais, equipes e conquistas individuais — mesmo assim, é possível oferecer dicas para quem deseja chegar no mundo dos unicórnios, por isso, fique atento nesse texto 🙂 

5 dicas para sua empresa ser o novo unicórnio brasileiro 

1# Realizar uma inovação disruptiva

Uma das características em comum de uma startup unicórnio é a inovação disruptiva. Isso significa que a empresa apresenta uma nova solução que pode substituir serviços ou produtos, um exemplo disso é a Netflix. 

Quem não ama assistir séries ou filmes no sistema de streaming? Certamente, é uma atividade relaxante com muitos adeptos! 

Conforme a Harvard Business Review, a plataforma levou os serviços da Blockbuster (maior rede de locadora de vídeos) ao colapso, já que oferecia uma maior seleção de obras audiovisuais sob demanda, com baixo custo e alta qualidade, bem como pelo fator da conveniência. 

Anteriormente, porém, a empresa foi subestimada: no início enviava filmes pelos correios, atraindo as pessoas consideradas cinéfilas — com grande interesse por cinema, não só pelos lançamentos do momento. Dessa forma, de início as locadoras não pensaram no concorrente. 

Logo, uma das primeiras dicas para se enquadrar como unicórnio é inovar cada vez mais. 

2# Ser pioneiro 

Uma inovação pode te tornar um pioneiro em alguma indústria! 

A maioria das empresas unicórnio também são pioneiras, apesar desse fator não ser uma exigência. 

Aqui podemos dar de exemplo a Netflix: o serviço ficou famoso e, assim, surgiu diversos tipos de concorrentes. 

Conforme uma matéria do New York Times, publicada em 2021, a Netflix ainda domina o mercado, mesmo assim, seu domínio começou a dar uma desacelerada devido à quantidade de competidores.

A CNBC também publicou, no começo desse ano, que o serviço admitiu de forma discreta a competição que enfrenta, entretanto, 6 dos 10 programas mais pesquisados do mundo em 2021 estavam na plataforma. 

Dessa forma, os negócios pioneiros têm suas vantagens, por exemplo, em sua popularidade. Mesmo assim, isso não os torna isentos da concorrência e da necessidade de continuar relevante e se destacar. 

3# Investir na tecnologia como fator de crescimento 

Muitas empresas de sucesso apostaram na tecnologia para escalar os negócios, aqui podemos dar os exemplos da Uber e da Netflix. 

Apesar de pensarmos em tecnologia como sites e aplicativos, esse tipo de elemento está em muitos setores. Por exemplo, na indústria da carne cultivada já existem empresas desenvolvendo tecnologias para tornar o produto mais competitivo no mercado. 

Podendo ser aplicado em diversos tipos de setores, a tecnologia auxilia a acelerar os negócios. 

4# Se você está criando uma empresa, a dica é focar no consumidor 

Conforme uma pesquisa, a maioria das startups unicórnios (62%) são business to consumer, ou seja, atendem o consumidor. 

Sabendo disso, não basta somente oferecer um serviço ou um produto: você tem que fazer isso da melhor forma possível, pensando em atender o cliente de forma eficaz em todos os canais de vendas e nas outras formas de contato. 

5# Buscar a eficiência e o crescimento 

Conquistar recursos e aplicá-los de forma eficiente é essencial para o sucesso dos negócios. Por isso, é necessário buscar investimentos e ter metas claras de crescimento. Aqui é possível ter indicadores para demonstrar o progresso, por exemplo.

Gostou de conhecer essas dicas para ser um unicórnio brasileiro? Aproveite e leia também: 

Empresas plant-based que se tornaram unicórnios

4 Vantagens de investir em startups via Vegan Business

Empresas de proteínas alternativas conquistaram US$ 5 bilhões em 2021

*Imagem de capa: Pexels



por Amanda Stucchi em 8 de abril