A Tyson Foods apresentou as primeiras alternativas vegetais da empresa esta semana em sua linha Raised & Rooted. A nova marca baseada em vegetais trará hambúrgueres, salsichas e alternativas moídas para varejistas em todo o país, marcando uma tremenda mudança para o maior produtor de carne dos Estados Unidos.

A marca Raised & Rooted oferecerá hambúrgueres à base de vegetais sem soja, carne moída à base de vegetais proveniente de proteína de ervilha e linguiças veganas italianas e Bratwurst.

Num comunicado à imprensa, o vice-presidente de marketing da Raised & Rooted disse: “Nossas proteínas vegetais oferecem os mesmos sabores deliciosos, em uma alternativa melhor para você, são plantas mais carnuda. Estamos entusiasmados em fornecer às pessoas opções alternativas de proteína satisfatórias, perfeitas para qualquer ocasião”.

Gigante chega com preços competitivos

Os novos hambúrgueres e salsichas vegetais da Tyson terão preços competitivamente baixos, de modo que os consumidores se sentirão estimulados a comprar as alternativas vegetais. Todos os novos itens estarão disponíveis entre US$ 4,99 e US$ 7,99 em lojas distribuídas por todo o país.

A gigante da indústria de carnes entrou no mercado baseado em vegetais em 2019, quando lançou seus hambúrgueres Nuggets Made with Plants e The Blend sob a marca Raised & Rooted. Nenhum dos produtos era totalmente vegetal, contendo clara de ovo e carne bovina, respectivamente, mas desde então se dedicou ao desenvolvimento de uma linha inteiramente nova de alimentos vegetais.

A empresa anunciou que descontinuaria o hambúrguer Blend e trabalharia para trazer aos consumidores uma variedade totalmente baseada em vegetais. A decisão veio junto com um compromisso de pleno direito de remover todos os produtos de origem animal da Raised & Rooted Line.

“Estamos entusiasmados com o impulso que construímos no ano passado, alimentado por nosso crescimento no varejo e nossa capacidade de continuar atendendo às demandas do consumidor”. Raised & Rooted foi criado para fornecer opções baseadas em plantas para todos, e nossos novos produtos são o próximo passo em direção a essa meta, ao mesmo tempo em que permanecemos firmes em nosso compromisso de fornecer opções alternativas saborosas.” Disse David Ervin, vice-presidente de proteínas emergentes da Tyson.

Nem só de hamburguer vive o mercado plant-based

A Tyson Foods também lançou sua marca de frutos do mar à base de vegetais New Wave Foods no início deste ano. A empresa revelou uma alternativa ao camarão totalmente vegetal, feita de algas marinhas, feijão mungo e proteína vegetal, que reflete o sabor e a textura do camarão convencional. A Tyson anunciou que pretende continuar a financiar e expandir esta marca, com o objetivo de criar mais alternativas para os consumidores.

A empresa fez parceria com a Jack in the Box no ano passado, fazendo sua primeira estreia na cadeia alimentar nacional. O restaurante fast-food de frango lançou uma opção de frango sem carne chamada sanduíche Unchicken. O novo sanduíche continha clara de ovo, mas marcou a tentativa da Tyson de desenvolver uma oferta de frango à base de plantas para consumidores em todo o país.

O novo Raised & Rooted Burger apresenta uma opção que impulsiona a Tyson Foods para o mercado de base vegetal. Antes de a empresa começar a se concentrar em suas alternativas de carne, seu braço de capital de risco, a Tyson Ventures, detinha uma participação de 6,5% na Beyond Meat. A empresa decidiu vendê-lo em abril de 2019 para trabalhar em seus próprios produtos. Desde então, a Tyson se redefiniu na indústria de carne, buscando uma gama mais ampla de produtos que atraem tanto os consumidores não veganos quanto os baseados em vegetais.

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Por Nadia Gonçalves em 5 de maio
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