The Jackfruit Company (TJC), com sede em Boulder, Colorado, captou US$ 5 milhões. O investimento foi liderado por investidores já existentes, como InvestEco, Creadev e Grosvenor Food & AgTech. Esse novo aporte será destinado a fortalecer a oferta de carne à base de jaca da empresa, além de impulsionar a expansão de mercado.
Este investimento complementa uma rodada série B de US$ 23 milhões, encerrada em 2021, que permitiu à empresa expandir sua distribuição nos canais de varejo e de serviços alimentícios nos Estados Unidos.
The Jackfruit Company opera sob duas marcas: TJC, focada em ingredientes de jaca para mercados industriais e de foodservice, e a jack & annie’s, uma marca voltada para o consumidor com produtos como hambúrgueres, salsichas e nuggets. Atualmente, seus produtos estão disponíveis em milhares de pontos de venda e serviços de alimentação nos EUA e Canadá.
Como parte de sua estratégia de crescimento, a empresa firmou parcerias com importantes fornecedores de alimentos. No início deste ano, a TJC colaborou com a rede de fast food Smashburger, nos EUA, para incluir um hambúrguer de jaca em seu menu de forma permanente, após um teste bem-sucedido em 2023. Em entrevista ao Axios, a fundadora e CEO, Annie Ryu, afirmou que esta pode ser a última rodada de captação da empresa, dizendo: “O objetivo é que esta seja a última rodada.”
Liderança no mercado de jaca nos EUA
A The Jackfruit Company é a principal marca de produtos à base de jaca nos EUA, produzindo alimentos minimamente processados e de origem vegetal. Enquanto a marca TJC se concentra em vender ingredientes de jaca, como pedaços temperados ou naturais para uso industrial, a jack & annie’s oferece produtos prontos para o consumo voltados diretamente para o público.
Além disso, a empresa busca promover a agricultura sustentável. A jaca utilizada é cultivada de forma orgânica por mais de 1.000 famílias de agricultores no sul da Índia, com foco em melhorar a qualidade de vida dos produtores e reduzir o impacto ambiental.
A jaca está ganhando espaço como uma alternativa de rótulo limpo em relação a outras carnes vegetais processadas, graças à sua textura naturalmente carnosa e à necessidade mínima de processamento adicional. De acordo com Ryu, “ao usar jaca como nosso principal ingrediente, conseguimos criar alimentos que satisfazem como carne, mas que também são ricos em fibras e proteínas, com menos gordura e calorias que os produtos de carne, e menos processados em comparação com outras alternativas de carne.”
Jaca como substituto da carne
Fora dos Estados Unidos, outras marcas também estão explorando a jaca como ingrediente em alternativas de carne. A Fiber Foods, de Uganda, recentemente atraiu investimentos para seus ingredientes à base de jaca, enquanto, na Índia — um dos maiores produtores mundiais da fruta — empresas como Wakao Foods e Kathalfy estão desenvolvendo produtos inovadores à base de jaca.
Ryu disse ao AgFunderNews: “À medida que vemos uma consolidação no setor de carnes vegetais e alternativas à carne, nossa empresa está bem posicionada para um forte crescimento.”
Confira a matéria publicada na Vegconomist.
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