A startup de tecnologia alimentar UOBO, localizada em Barcelona e focada em revolucionar a fabricação de alimentos com alternativas aos ovos, captou €500 mil em uma rodada semente liderada pela Enzo Ventures.
Os recursos captados serão direcionados para o desenvolvimento de novos produtos e a expansão das operações. Em janeiro, a UOBO lançou ovos líquidos plant-based voltados para o setor de serviços alimentícios, que receberam feedback positivo. O produto, feito com proteínas de canola e batata, promete substituir ovos em diversos pratos, desde omeletes até doces, enquanto oferece um sabor autêntico.
“Estamos empolgados em contar com o apoio da Enzo Ventures enquanto escalamos nossos negócios e levamos nossas soluções inovadoras ao mercado”, afirmou Sergi M., cofundador da UOBO.
Substituindo ovos na fabricação
A UOBO também anunciou uma parceria com a startup Cubiq Foods, especializada em ingredientes e gorduras funcionais plant-based, para desenvolver um produto “revolucionário” sem ovos voltado para clientes B2B. A colaboração busca ajudar fabricantes em larga escala a substituir ovos em suas receitas por um produto que mantenha o sabor, a textura e a funcionalidade esperados.
Essa aliança com a Cubiq Foods ressalta o compromisso da UOBO em oferecer alternativas vegetais aos produtos de origem animal. Parte da missão da empresa é reduzir o impacto ambiental da produção de ovos. Segundo a Associação Espanhola de Produtores de Ovos (ASEPRHU), a Espanha é um dos principais produtores e exportadores de ovos da UE, respondendo por 11% da produção total da União Europeia, cerca de 800.000 toneladas de ovos de mesa.
“Assim como muitos, crescemos apreciando omeletes e ovos mexidos, mas o processo de criação, alimentação e abate de galinhas para a produção de ovos é insustentável e precisa mudar rapidamente”, afirmam os fundadores no site da UOBO.
Produtos que podem mudar o jogo
Diversas empresas estão desenvolvendo ovos plant-based em várias formas — líquidas, inteiras, fritas, substitutos feitos com proteínas Rubi, fermento de cervejaria e ovos produzidos por fermentação precisa — à medida que as dietas vegetais ganham popularidade e a conscientização sobre alergias alimentares aumenta. Na Espanha, a startup Awevo Foods lançou um produto descrito como alternativa de ovo vegetal organoléptica, enquanto a Shukran Foods introduziu uma alternativa 100% vegana em pó para o canal Horeca no ano passado.
Sergi M. acrescentou: “Esse investimento nos permitirá avançar em nossos esforços de P&D e colaborar com líderes do setor como a Cubiq Foods para co-criar produtos inovadores.”
Confira a matéria publicada na Vegconomist.
Leia também:
Impossible Foods lança novos produtos, incluindo nuggets temáticos da Disney
Reino Unido investe £1,6 milhão para acelerar aprovação de carne cultivada
McDonald’s França lança McPlant Nuggets em parceria com a Beyond Meat
Compartilhe: