Você sabe qual é o tênis mais sustentável da Nike? Uma dica: o produto utiliza os princípios de design circular, cuja abordagem considera o meio ambiente em todas as etapas de produção, desde métodos e insumos para a fabricação até o pós-uso e como irá ser reciclado. 

Esse é o Nike Air Zoom Alphafly Next Nature, que tem 50% de sua composição de material reciclado total por peso. Foi criado pelos designers da Nike Running, com a crença de que um produto que torna o mundo melhor também torna um atleta melhor. 

A diretora sênior de produtos de calçados da Nike Running,  Rachel Bull, falou em um comunicado: “Não queremos fazer objetos brilhantes — queríamos definir nosso conceito de produto com a intenção de como pensamos sobre desempenho e sustentabilidade”. 

Ela acrescentou: “Colocar um foco sustentável em nosso sapato de maratona mais rápido também significa que precisamos de todas as mãos trabalhando para que ele funcione, desde nossas equipes de design até o fornecimento de material e a fabricação”. 

É esperado que o tênis seja lançado ainda esse ano. 

O tênis sustentável da Nike

Imagem: Divulgação da Nike

Qual a composição do tênis com princípios de design circular? 

Ficou curioso para saber da composição do Nike Air Zoom Alphafly Next Nature? Iremos revelar! 

A parte superior do calçado é feita com o tecido impresso em 3D, chamado de Nike Flyprint, que utiliza pelo menos 20% de poliuretano termoplástico reciclado, já a entressola é feita com no mínimo 70% de espuma reciclada. 

O calçado também tem em sua composição o Nike Flyknit (com 45% de poliéster reciclado), pods produzidos parcialmente com poliuretano termoplástico, e a parte propulsiva é feita com no mínimo 50% de fibra de carbono reciclada. 

Quanto a sola, essa é uma mistura de compostos com maior abrasão e borracha da Nike Grind, além disso, a palmilha e os cadarços também são feitos com material totalmente reciclado. 

Composição do tênis

Imagem: Divulgação da Nike

 

Alguns exemplos de tênis sustentáveis da Nike 

Se você acompanha o Vegan Business sabe que estamos sempre mostrando novos tênis que preservam o meio ambiente. 

Um tênis sustentável que a Nike lançou esse ano foi feito com fibra de abacaxi, utilizando o tecido da Piñatex, produzido pela Ananas Anam. Essas folhas são um subproduto da colheita de abacaxi, logo, essa matéria-prima não exige recursos ambientais adicionais para ser produzida. 

Porém, não foi só esse tênis sustentável que a empresa desenvolveu. 

Antes do Nike Air Zoom Alphafly Next Nature, a marca já tinha feito o Cosmic Unity, com 25% de composição reciclada total por peso. 

Gostou de conhecer esse tênis? Aproveite e leia também: 

9 marcas de calçados veganos: conforto e elegância sem crueldade 

Moda Vegana: conheça as principais marcas do Brasil

Calçados sustentáveis: conheça mais empresas nesse mercado

*Imagem de capa: Divulgação Nike 



por Amanda Stucchi em 14 de setembro