A marca de carne plant-based Sunfed Meats, sediada na Nova Zelândia, aparentemente não está mais disponível na Austrália, com as cadeias de supermercados Woolworths e Coles confirmando que não mais estocam os produtos da marca.
Segundo o Sydney Morning Herald, a valuation da Sunfed foi reduzida a zero por seu principal investidor, a Blackbird Ventures, embora nem a Sunfed nem a empresa de investimento tenham comentado sobre isso. A marca ainda parece estar disponível na Nova Zelândia, mas a Austrália não é mais mencionada em seu site.
Permanece obscuro o motivo pelo qual os produtos foram retirados da Austrália; um comentarista na página do Facebook da Sunfed disse ter contatado a Woolworths e foi informado de que a linha foi descontinuada devido à falta de demanda, mas outros comentaristas observaram que os produtos frequentemente esgotavam quando estavam disponíveis. A Sunfed não respondeu a nenhum comentário perguntando se a linha voltará à Austrália.
A Sunfed Meats inicialmente ganhou popularidade com o lançamento de suas alternativas de frango à base de proteína de ervilha, livres de alérgenos, apresentando uma lista curta e limpa de ingredientes e o dobro do teor de proteína do frango convencional. A empresa captou NZ$10 milhões em uma rodada Série A em 2018 para impulsionar sua expansão para a Austrália, que ocorreu no ano seguinte.
A Sunfed então expandiu sua linha com alternativas de carne bovina e bacon, e tornou-se a primeira marca de carne plant-based a ser exibida no festival de carne Meatstock em 2020. Dois anos depois, a Sunfed lançou um novo produto no estilo carne bovina, o Raw Prime Diced.
O Sydney Morning Herald cita vários fatores que podem ter causado dificuldades para a empresa, incluindo uma superestimação da demanda do consumidor por alternativas de carne, consolidação de categoria e altos custos de produção. No entanto, o sócio da Main Sequence Ventures, Phil Morle, disse à publicação que a marca australiana de carne plant-based v2food está registrando um crescimento de receita de 6% ao ano, indicando que ainda há demanda por alternativas de carne na região.
Leia também:
Vow recebe aprovação para lançar produto de codorna cultivada
This e Planted lançam produtos de frango plant-based
Steakholder Foods lança misturas para carne e peixe plant-based
Compartilhe: