A OMNI é uma startup de alimentos veganos para pets, localizada no Reino Unido, que levantou € 1,3 milhão. 

Os produtos são à base de plantas, utilizando ingredientes como abóbora, proteína de ervilha e arroz integral, sendo totalmente vegano já que a empresa convenceu o fabricante a mudar para a vitamina D3 vegana. 

Conforme o EU-Startups, quem investiu na marca foi a Purple Orange Ventures, Trellis Road, ProVeg International, Shiocap e Kale United, bem como os investidores anjos Vera Baker (da Atomico) e Brendan Robinson (fundador da Village Pet). 

A OMNI foi fundada pelo Dr. Guy Sandelowsky e Shiv Sivakumar, lançada em maio de 2021, apresentando um crescimento médio mensal de 55%. Com o valor levantado o objetivo é expandir a empresa e trazer mais produtos nos próximos meses, oferecendo alimentos para cachorros com problemas de saúde específicos. 

Segundo o site, as rações possuem 30% do teor de proteína, o que é mais que os produtos à base de carne: “Após quase um ano de pesquisa, desenvolvemos um delicioso alimento à base de plantas com alto teor de proteínas para cães”,  tendo sido aprovada pelo FEDIAF (órgão regulador europeu) e formulada por nutricionistas veterinários. 

Os cachorros são onívoros 

Muitas pessoas podem se questionar se oferecer um alimento à base de plantas é algo bom para os cachorros. 

Entretanto, fique tranquilo: saiba que seu cão é considerado um onívoro, ou seja, pode comer tanto carne de origem animal quanto outros alimentos. 

A startup apontou que um estudo da Nature, publicado em 2006, provou que os cães são onívoros. 

Podemos verificar essa afirmação em uma pesquisa da British Journal of Nutrition: “Em comparação com o gato carnívoro, os cães modernos diferem em várias características digestivas e metabólicas que parecem estar mais associadas com onívoros como o homem, porcos e ratos. Isso levou à classificação de cães como onívoros”. 

Ou seja, caso você pretenda alimentar seu pet com rações veganas, nós já fizemos uma matéria para te ajudar nesse objetivo, chamada: cães veganos – dá ração ao banho, ali tem sugestões de produtos alimentícios que você pode encontrar no Brasil, receitas, itens de banho e também de limpeza. 

Sobre a startup de alimentos veganos para pets 

Quer saber mais sobre a OMNI? 

Como mencionamos, a marca foi fundada pelo Dr. Guy Sandelowsky e Shiv Sivakumar. O primeiro é um veterinário especializado em pequenos animais, enquanto Shiv é um ex-banqueiro de investimentos que já teve diversos cachorros com uma alimentação plant-based. 

“Eu nunca consegui entender por que alimentamos nossos cães com carne processada todos os dias quando sabemos que, em humanos, essas dietas estão associadas ao aumento do câncer e da obesidade. Eu vi o impacto negativo disso em primeira mão em meus pacientes nos últimos 10 anos […]”, falou o Dr.  Guy Sandelowsky. 

A empresa afirma que seus produtos utilizam 92% menos terra para serem produzidos, 61% menos água, emitem 85% menos de gás carbônico e não tem antibióticos. 

Aqui vale mencionar que já existem estudos que demonstram que os alimentos tradicionais para pets não são muito sustentáveis. 

A pesquisa criada por Gregory S. Okin, publicada na revista acadêmica Plos one, afirma que a dieta  de cachorros e gatos, centrada na carne, libera 64 milhões de toneladas de CO2 no meio ambiente lá nos Estados Unidos. Além de causar cerca de 25 – 30% dos impactos ambientais em termos do uso da terra, água, combustível fóssil, biocidas e fosfatos. 

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também: 

Mercado de ração vegana para pets atingirá US$ 15,6 milhões até 2028

Startup lança ração para animais com carne cultivada

O milionário mercado vegano para pets

*Imagem de capa: Divulgação OMNI 



por Amanda Stucchi em 20 de janeiro