A startup Because Animals, localizada nos Estados Unidos, lançou a primeira ração para animais com carne cultivada! 

O produto se chama Harmless Hunt Mouse Cookies for Cats, em tradução livre isso seria algo como “O rato inofensivo para caça, biscoitos para gatos”. Para produzir esse alimento, são utilizadas as células dos camondongos, que teoricamente não são prejudicados no processo: a empresa utiliza a agricultura celular para cultivar a carne diretamente das células, ou seja, não existe o abate desses animais. 

Além da carne cultivada, também ocorre a mistura de ingredientes vegetais, como o missô (pasta de soja fermentada), tempeh (proteína vegetal produzida com grãos cozidos e fungo), fermento nutricional, purê de abóbora, entre outros. O produto foi apresentado no evento SuperZoo, feito em Las Vegas, uma das maiores feiras para artigos pets do mundo. 

A co-founder e CEO, Dr. Shannon Falconer, disse em um comunicado à imprensa sobre essa estreia: “O lançamento público de Harmless Hunt é um marco para nós, para a indústria de cultura e proteína alternativa, para rações para animais de estimação e para os animais criados e abatidos para alimentar cães e gatos”. 

Ela também acrescentou: “Finalmente somos capazes de fornecer aos animais de estimação uma escolha mais saudável, segura e ecológica a um preço que estará no mesmo nível de outros produtos premium de varejo”. 

A empresa afirmou que esse novo produto deverá chegar no mercado no início do ano que vem, enquanto está aguardando a aprovação regulatória. Atualmente, a marca recebe pré-encomendas através de seu site, tanto para o varejo quanto para os consumidores, também estão vendendo lotes limitados até o final do ano. Porém, o envio de seus produtos é realizado somente para os Estados Unidos.

Conforme a Because Animals, essa fórmula passou por testes de sabor com “gatos mimados”, e eles gostaram do gosto. 

Outro produto da startup que faz ração para animais com carne cultivada
Imagem de outro produto da marca: Divulgação Because Animals

Ração para animais com carne cultivada: diferencial e importância desses produtos 

A Because Animals não utiliza o soro fetal bovino (FBS) no seu processo de desenvolvimento de carne cultivada. Essa substância é utilizada por diversas empresas para suplementar os meios de agricultura celular, mas é um produto com crueldade animal, já que é retirado de fetos bovinos de vacas grávidas durante seu abate, sendo também uma substância cara. Para realizar essa substituição, a empresa utiliza uma tecnologia proprietária. 

Sobre essa questão, já apresentamos aqui no Vegan Business um substituto de soro, livre de elementos de origem animal, que auxiliará o mercado de carne cultivada a ser mais acessível, escalonável e lucrativo. 

Qual a importância de rações feitas com carne cultivada? 

Um artigo da publicação científica Plus One, produzido por Gregory S. Okin, apontou que a dieta de cães e gatos nos Estados Unidos é responsável por 25 a 30% dos impactos ambientais em termos de uso de terra, água, combustíveis fósseis, fosfatos e biocidas. Portanto, esse tipo de produto pode auxiliar a reduzir esse impacto ambiental. 

A empresa de pesquisa independente e consultoria, CE Delf, também relatou que quando os produtores mudam para energia sustentável, a carne cultivada é a opção mais ecológica para a carne. 

Outro produto da startup que faz ração para animais com carne cultivada
Imagem do co-founder Josh alimentando um gato: Divulgação Because Animals

Conheça a startup Because Animals

A empresa afirma sua missão na página: “Fazer a comida mais sustentável e nutritiva para cães e gatos do planeta — sem nunca prejudicar os animais ou o meio ambiente”. 

A marca foi fundada em 2018, por Shannon Falconer (CEO) e Joshua Errett (COO). Os dois voluntariavam em uma organização voltada para resgatar gatos em Toronto, porém, perceberam que os animais eram alimentados com comida superprocessada e suplementada em excesso, e perceberam os efeitos que esses alimentos causavam no meio ambiente. Foi aí que surgiu a ideia de criar a Because Animals. 

Atualmente, os produtos da startup se dividem em: suplementos, petiscos, bolsas e camisetas, e ração probiótica.

Aproveite e leia também: 

O milionário mercado vegano para pets

MeAuDote: o aplicativo para adoção de pets

Aplicativos veganos: 8 para salvar a sua vida

*Imagem de capa: Press Kit da marca Because of Animals



por Amanda Stucchi em 19 de agosto