Quer conhecer opções de sobremesas veganas?

Um docinho depois das refeições ou no café da tarde é sempre uma boa pedida.  A inspiração de hoje vem das delícias produzidas pela confeitaria Cacau Vanilla, os produtos são isentos de glúten, soja e açúcar refinado. 

Para os dias mais quentes, algumas das sobremesas são as seguintes. 

Cheesecake de limão e frutas vermelhas 

Essa é uma releitura vegana dessa sobremesa clássica. É produzida com base de castanhas de caju, limão e calda de frutas vermelhas. 

Sobremesas veganas: Cheesecake de limão e frutas vermelhas

Imagem: Divulgação Cacau Vanilla

Torta lemon berry 

A torta com creme siciliano, cobertura de coulis de frutas vermelhas e crosta de farofa crocante de aveia sem glúten e castanhas é uma tentação para quem curte a refrescancia do limão aliada à doçura das berries.

Torta lemon berry

Imagem: Divulgação Cacau Vanilla

Torta maracujá 

Essa é uma excelente opção para quem curte um doce com toque mais azedinho. A torta tem uma base de castanhas e tâmaras, com mousse e calda de maracujá. 

Torta maracujá

Imagem: Divulgação Cacau Vanilla

Torta Sensação 

A sobremesa faz uma releitura da combinação clássica de frutas vermelhas com o aroma de cacau na base e uma cobertura de ganache de chocolate 50% cacau. 

Torta Sensação

Divulgação: Cacau Vanilla

Mercado de chocolate vegano 

Algo que combina com sobremesas é chocolate. Você sabia que o mercado de chocolates veganos está crescendo globalmente?

Segundo um relatório da Research and Markets, feito em junho de 2021, é esperado que esse mercado atinja US$ 1,41 bilhão no ano de 2028, crescendo a um CAGR de 14,8%.

Existem alguns motivos para esse crescimento: há um aumento da conscientização a respeito da crueldade contra os animais e das campanhas de proteção ambiental, além de esse alimento também poder ser consumido por quem tem intolerância a lactose ou segue uma dieta flexitariana.

Aqui no Brasil o aumento do mercado vegano se reflete, por exemplo, na busca pelo Selo Vegano que cresceu 16% considerando alimentos, cosméticos, suplementos alimentares, produtos de limpeza, lavanderia e calçados.

Sobre a confeitaria que nos inspira em sobremesas veganas 

A Cacau Vanilla foi fundada em 2014 pela nutricionista Renata Baldin. Ela é formada desde 2008 pela Universidade São Camilo e possui uma pós-graduação pelo VP Centro de Nutrição Funcional. 

Ela afirmou: “A essência da Cacau Vanilla é aliar o sabor à saúde e essa é a preocupação primordial na criação e execução das receitas. Elegemos ingredientes verdadeiramente saudáveis, matérias-primas de qualidade e sem uso de aditivos químicos como conservantes, aromatizantes e corantes artificiais.  Vale frisar ainda que prazer e sabor também são parte importante de uma vida saudável!”. 

A ideia de criar esse empreendimento surgiu quando ela atendia pacientes clínicos com restrições alimentares variadas, pois descobriu ser difícil encontrar produtos que atendessem a todos. 

Logo, o objetivo da empresa não é atender apenas aqueles que optam por uma alimentação vegana, mas também aqueles que tem algum tipo de intolerância ou restrição alimentar, bem como pessoas que buscam um estilo de vida mais saudável e consciente. 

Renata Baldin explicou: “Elegemos ingredientes verdadeiramente saudáveis, matérias-primas de qualidade e sem uso de aditivos químicos como conservantes, aromatizantes e corantes artificiais. Vale frisar ainda que prazer e sabor também são parte importante de uma vida saudável”.

Aqui é importante ressaltar que tudo é uma questão de equilíbrio para ter um estilo de vida com mais saúde.

Gostou de conhecer essas inspirações para sobremesas veganas?

Aproveite e leia também: 

Empreender em doces veganos – por onde começar?

Confeitaria de doces veganos: conheça a Cacau Vanilla

Chocolate vegano: conheça 6 marcas nacionais

*Imagem de capa: Divulgação Cacau Vanilla

Por Amanda Stucchi em 19 de outubro
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores