Quer conhecer uma confeitaria de doces veganos?
A Cacau Vanilla produz produtos veganos, sem glúten, soja e açúcar refinado. No cardápio são identificados os produtos zero açúcar ou adoçados com alternativas mais saudáveis, como demerara orgânica ou açúcar de coco. Além disso, a empresa relata que realiza uma rigorosa seleção de ingredientes frescos, com procedência curada e, sempre que possível, orgânicos.
O objetivo é atender não apenas aqueles que optam por uma alimentação exclusivamente vegana, mas quem busca um estilo de vida mais saudável e consciente, além dos que possuem algum tipo de intolerância ou restrição alimentar.
Afinal, deixar de consumir produtos de origem animal não torna necessariamente uma dieta saudável. Alimentos industrializados, processados, com abuso de agrotóxicos, açúcares refinados e muitos outros produtos, ingredientes e excessos sob rótulos “verdes” sabotam a saúde alimentar.
Pode comer doce em uma dieta saudável?
Renata Baldin, fundadora, nutricionista e chef da confeitaria, responde a essa pergunta: “A essência da Cacau Vanilla é aliar o sabor à saúde e essa é a preocupação primordial na criação e execução das receitas”.
Ela acrescentou: “Elegemos ingredientes verdadeiramente saudáveis, matérias-primas de qualidade e sem uso de aditivos químicos como conservantes, aromatizantes e corantes artificiais. Vale frisar ainda que prazer e sabor também são parte importante de uma vida saudável”.
Portanto, não é necessário excluir doces para ter uma dieta saudável. Produtos com composição equilibrada e funcional podem ser aliados da dieta, trazendo benefícios nutricionais, sabor e prazer. Vale lembrar aqui que tudo é uma questão de equilíbrio.
Pontos de venda da confeitaria de doces veganos
Os produtos da Cacau Vanilla podem ser adquiridos por meio da pronta entrega em alguns pontos da cidade de São Paulo ou ser solicitados via WhatsApp, aplicativo do iFood e também diretamente pelo site.
A empresa afirmou: “Infelizmente os produtos e alimentos veganos ainda não são encontrados com tanta facilidade assim, mesmo na capital paulista. Quando somado o fator ‘saudável’ a dificuldade cresce ainda mais. Os preços do mercado também podem intimidar tanto quem já é adepto, como quem flerta com o estilo de vida”.
Um pouco do cardápio da empresa
Ficou com curiosidade de conhecer um pouco do cardápio da Cacau Vanilla?
Vamos matar a sua vontade de saber mais!
Torta de Banana
O produto tem uma cobertura de doce de leite de castanhas em camadas intercaladas com farofa de aveia sem glúten, farinha de amêndoas, açúcar de coco, banana, cravo e canela em pó.
Imagem: Divulgação Cacau Vanilla
Torta de Caramelo de Amendoim
A torta possui chocolate e duas camadas com base de amendoim e uma generosa camada de caramelo de amendoim coberta por creme de chocolate belga 54% de cacau e adoçado com açúcar de coco. A receita não contém glúten.
Imagem: Divulgação Cacau Vanilla
Cookies de Amêndoas
A massa é feita com farinha de amêndoas, aveia sem glúten, óleo de coco e açúcar de coco. Existem versões com gotas de chocolate, recheada com creme de avelã ou pasta de castanhas e coco. Também não tem glúten.
Imagem: Divulgação Cacau Vanilla
Brigadeiro funcional
O brigadeiro da Cacau Vanilla é produzido com leite de coco artesanal, cacau 100%, demerara orgânico, biomassa de banana-verde orgânica e chocolate 50% de cacau.
Imagem: Divulgação Cacau Vanilla
Além dessas receitas, também existem aquelas feitas para datas festivas e sazonais.
Sobre a confeitaria de doces veganos
A empresa foi fundada em 2014 pela nutricionista Renata Baldin, ela é formada desde 2008 pela Universidade São Camilo e conta com uma pós-graduação pela VP Centro de Nutrição Funcional.
A ideia de criar a Cacau Vanilla surgiu quando ela trabalhava com atendimento clínico a pacientes com restrições alimentares variadas, a nutricionista verificou que era muito difícil encontrar produtos que atendessem a todos eles.
Ela relatou: “Às vezes o produto era livre de glúten, mas continha lactose, por exemplo. A ideia então foi atender essa demanda”.
O primeiro produto elaborado foi uma trufa de chocolate amargo com adoçantes saudáveis, chia (com fibras e ômega 3), biomassa de banana-verde (rica em amido que auxilia no melhoramento do funcionamento intestinal e reduz a absorção de açúcar) e o leite de arroz (livre de proteína do leite e lactose).
Com o sucesso, conseguiu expandir seu negócio.
Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:
Padarias veganas: conheça 7 estabelecimentos no Brasil
Empreender em doces veganos – por onde começar?
Mel não é vegano: entenda o motivo e os possíveis substitutos
*Imagem de capa da fundadora: Divulgação Cacau Vanilla