A Puratos, fornecedora global de ingredientes e serviços para os mercados de panificação, confeitaria e chocolate, anunciou uma parceria estratégica com a Burcon NutraScience Corporation, referência em tecnologia de proteínas vegetais.

A colaboração busca utilizar a proteína de canola Puratein® da Burcon para criar novos ingredientes funcionais que atendam às crescentes demandas da indústria alimentícia.

Proteína de canola: alternativa promissora

A proteína de canola vem se destacando como uma alternativa ao uso de proteína de ovo e outros ingredientes, como levedura de cerveja, aquafaba e batata. Com sabor neutro, benefícios nutricionais e ampla versatilidade, a proteína de canola está ganhando espaço em diferentes setores alimentícios.

Segundo Bram Pareyt, diretor de P&D da Puratos, “Estamos comprometidos com a inovação, sustentabilidade e o bem-estar dos consumidores. A parceria com a Burcon nos permitirá explorar as propriedades únicas da Puratein e criar soluções que superem as expectativas em sabor, saúde e sustentabilidade”.

Combinação de expertise e rede global

A união reúne a expertise da Burcon em proteínas vegetais e o vasto conhecimento da Puratos nos mercados de panificação e confeitaria. Com o apoio da rede global de centros de pesquisa da Puratos, as empresas pretendem maximizar o potencial da proteína de canola. Os novos ingredientes devem oferecer aos fabricantes produtos mais saudáveis, sustentáveis e de alta qualidade, alinhados à demanda crescente dos consumidores.

A Puratos vem ampliando seus investimentos em tecnologia alimentar, incluindo participação na startup California Cultured, focada na produção de cacau via cultura de células vegetais, reforçando seu interesse por soluções inovadoras.

Já a Burcon, com a aquisição da Merit Functional Foods e sua planta de ervilha e canola em Winnipeg, consolidou sua capacidade de produção de proteína de canola, utilizando tecnologia patenteada desenvolvida anos antes.

Canola em foco no mercado global

Outras empresas também estão investindo na proteína de canola. A DSM-Firmenich, por exemplo, desenvolveu o Vertis™ CanolaPRO, voltado para laticínios vegetais e nutrição esportiva. Entretanto, a parceria Puratos-Burcon se destaca ao explorar o papel da proteína de canola nos segmentos de panificação e confeitaria.

Para Kip Underwood, CEO da Burcon, “Estamos empolgados com essa colaboração. A expertise da Puratos nos setores de panificação e confeitaria complementa nossas metas estratégicas. A Puratein® oferece propriedades funcionais excepcionais, substitui ovos em formulações e reduz custos. Juntos, estamos redefinindo as possibilidades da proteína de canola na produção de alimentos”.

Confira a matéria publicada no vegconomist.

Leia também:

Redefine Meat comemora crescimento recorde e 1000ª parceria

Bel Group lança projeto de €9 milhões para desenvolver queijos veganos

B’ZEOS escala produção com nova rodada e parcerias estratégicas

Compartilhe:
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores