Você sabia que o mercado global de proteína de girassol está crescendo? 

Conforme o Research and Markets, o setor deve atingir US$ 156,3 milhões até 2030, crescendo a um CAGR de 8,8%. Para ter uma ideia, em 2020 o mercado estava avaliado em US$ 70,4 milhões! 

A análise considerou as regiões da América do Norte, Europa, Ásia-Pacífico, Oriente Médio e a América Latina, incluindo o Brasil na lista de países pesquisados. 

A proteína de girassol é obtida após a extração da farinha produzida quando se retira o óleo das sementes dessa flor, esse produto possui entre 14 a 20% de proteína. 

O produto pode ser utilizado em suplementos, cosméticos e rações para animais, tendo opções naturais e sintéticas.

O que impulsiona o mercado global de proteína de girassol? 

O relatório apresenta diversos motivos. 

Um dos fatores é o veganismo, é dito: “Espera-se que o mercado de proteína de girassol aumente devido ao crescimento da tendência do veganismo”. 

Outras razões são a conscientização do consumidor a respeito da saúde e as desvantagens de possuir deficiência nutricional. 

Além disso, o estilo de vida atual também tem um papel na compra desses suplementos: a maioria das pessoas — principalmente os jovens — possuem empregos de escritório, isso requer que fiquem sentados grande parte do tempo, o que faz com que muitos tenham estilos de vida mais sedentários. 

É informado: “Como esses suplementos são eficientes na mitigação dos problemas que crescem ou se desenvolvem devido ao sedentarismo e devido à adoção de hábitos alimentares não ideais, isso atrai um grande número de consumidores para adotarem o suplemento alimentar em seu estilo de vida”. 

Em paralelo, o custo de cuidados com a saúde aumentou, o que levou a busca por um estilo de vida mais saudável e impulsionou a demanda por suplementos alimentares. 

As opções orgânicas também são mais requisitadas pelos consumidores, já que estão mais focados nos produtos fitness e de saúde. É afirmado: “Os ingredientes proteicos possuem nutrientes e suplementos específicos, que melhoram o desempenho atlético e o metabolismo. A nutrição adequada é um pré-requisito essencial para a melhoria efetiva do desempenho atlético, condicionamento e recuperação da fadiga após o exercício e também para evitar lesões”. 

A conclusão é que as opções de proteína vegetal crescem rápido por conta de suas propriedades nutricionais. 

Os desafios do setor e os principais players 

Tudo tem um “pró” e um “contra”. 

Apesar desse mercado estar crescendo existe um desafio: o processo de extração desse produto é mais difícil do que a proteína do soro de leite, portanto, isso eleva o custo da proteína de girassol. 

Devido a essa questão, é relatado que o consumidor busca outras fontes naturais para consumir esse elemento nutricional, logo, esse motivo restringe o crescimento do mercado. 

Atualmente, alguns dos principais players do mercado são: 

  • ETChem (China). 
  • Cambridge Commodities (Reino Unido). 
  • Kramerbrau Saaten und Ole GmbH (Alemanha).
  • Austrade Inc (Estados Unidos). 
  • Tradin Organic Agriculture BV (Holanda). 
  • Sunbloom Proteins GmbH (Alemanha). 
  • Clearspring Ltd (Inglaterra). 
  • Organicway Inc (China). 
  • Bio Technologies LLC (Estados Unidos). 

Considerando a pandemia do coronavírus, as empresas que atuam no mercado informaram que o maior desafio durante esse período foi a interrupção da cadeia de suprimentos, entretanto, os canais de distribuição on-line atingiram impulso.

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*Imagem de capa: Unsplash

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