Você sabia que o mercado global de proteína de girassol está crescendo?
Conforme o Research and Markets, o setor deve atingir US$ 156,3 milhões até 2030, crescendo a um CAGR de 8,8%. Para ter uma ideia, em 2020 o mercado estava avaliado em US$ 70,4 milhões!
A análise considerou as regiões da América do Norte, Europa, Ásia-Pacífico, Oriente Médio e a América Latina, incluindo o Brasil na lista de países pesquisados.
A proteína de girassol é obtida após a extração da farinha produzida quando se retira o óleo das sementes dessa flor, esse produto possui entre 14 a 20% de proteína.
O produto pode ser utilizado em suplementos, cosméticos e rações para animais, tendo opções naturais e sintéticas.
O que impulsiona o mercado global de proteína de girassol?
O relatório apresenta diversos motivos.
Um dos fatores é o veganismo, é dito: “Espera-se que o mercado de proteína de girassol aumente devido ao crescimento da tendência do veganismo”.
Outras razões são a conscientização do consumidor a respeito da saúde e as desvantagens de possuir deficiência nutricional.
Além disso, o estilo de vida atual também tem um papel na compra desses suplementos: a maioria das pessoas — principalmente os jovens — possuem empregos de escritório, isso requer que fiquem sentados grande parte do tempo, o que faz com que muitos tenham estilos de vida mais sedentários.
É informado: “Como esses suplementos são eficientes na mitigação dos problemas que crescem ou se desenvolvem devido ao sedentarismo e devido à adoção de hábitos alimentares não ideais, isso atrai um grande número de consumidores para adotarem o suplemento alimentar em seu estilo de vida”.
Em paralelo, o custo de cuidados com a saúde aumentou, o que levou a busca por um estilo de vida mais saudável e impulsionou a demanda por suplementos alimentares.
As opções orgânicas também são mais requisitadas pelos consumidores, já que estão mais focados nos produtos fitness e de saúde. É afirmado: “Os ingredientes proteicos possuem nutrientes e suplementos específicos, que melhoram o desempenho atlético e o metabolismo. A nutrição adequada é um pré-requisito essencial para a melhoria efetiva do desempenho atlético, condicionamento e recuperação da fadiga após o exercício e também para evitar lesões”.
A conclusão é que as opções de proteína vegetal crescem rápido por conta de suas propriedades nutricionais.
Os desafios do setor e os principais players
Tudo tem um “pró” e um “contra”.
Apesar desse mercado estar crescendo existe um desafio: o processo de extração desse produto é mais difícil do que a proteína do soro de leite, portanto, isso eleva o custo da proteína de girassol.
Devido a essa questão, é relatado que o consumidor busca outras fontes naturais para consumir esse elemento nutricional, logo, esse motivo restringe o crescimento do mercado.
Atualmente, alguns dos principais players do mercado são:
- ETChem (China).
- Cambridge Commodities (Reino Unido).
- Kramerbrau Saaten und Ole GmbH (Alemanha).
- Austrade Inc (Estados Unidos).
- Tradin Organic Agriculture BV (Holanda).
- Sunbloom Proteins GmbH (Alemanha).
- Clearspring Ltd (Inglaterra).
- Organicway Inc (China).
- Bio Technologies LLC (Estados Unidos).
Considerando a pandemia do coronavírus, as empresas que atuam no mercado informaram que o maior desafio durante esse período foi a interrupção da cadeia de suprimentos, entretanto, os canais de distribuição on-line atingiram impulso.
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*Imagem de capa: Unsplash
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