A PLNT, uma marca de carne plant-based pertencente ao produtor de proteínas holandês Jan Zandbergen, desenvolveu dois novos produtos – tiras de cordeiro plant-based e hambúrgueres de frango.
As tiras de cordeiro são feitas de proteína de ervilha, trigo e soja, sendo indicadas para um curry indiano ou como cobertura em pão naan. Podem ser preparadas em três a quatro minutos e apresentam uma estrutura aberta para capturar temperos e molhos.
Os hambúrgueres são feitas com proteína de arroz e soja, replicando a textura e o sabor dos tradicionais hambúrgueres de frango. São especialmente adequadas para a indústria de serviços de alimentos.
Ambos os produtos serão apresentados na Alimentaria, uma feira da indústria alimentícia que acontecerá em Barcelona de 18 a 24 de março.
Mirando nos apreciadores de carne
Jan Zandbergen começou como um produtor convencional de carne e expandiu-se para proteínas plant-based com a marca PLNT em 2020. No ano passado, a PLNT lançou bolinhos de caranguejo vegan feitos de proteína de trigo e algas, seguindo o lançamento de outra alternativa de frutos do mar – o salmão plant-based – no final de 2022.
Outros produtos oferecidos pela PLNT incluem almôndegas, carne moída, tiras de kebab, palitos de peixe, pedaços de bacon, e muito mais. As alternativas de carne estão disponíveis em varejistas, atacadistas e restaurantes em diversos países europeus, incluindo Alemanha, Lituânia, Espanha, Reino Unido e Irlanda.
Em 2020, a Beyond Meat começou a fabricar seus produtos em uma instalação holandesa de propriedade de Zandbergen, marcando a primeira capacidade de produção da empresa fora dos EUA. Isso permitiu à Beyond distribuir seus produtos de maneira mais eficiente em toda a Europa, Oriente Médio e África. As duas empresas já haviam colaborado quando Zandbergen começou a distribuir os produtos da Beyond na Europa em 2018.
“Os apreciadores de carne são nosso público-alvo”, disse Jos Havekotte, Gerente de Inovação da Jan Zandbergen, em 2020. “A produção de nossos produtos plant-based envolve experientes açougueiros que sabem exatamente o que um apreciador de carne espera e gosta. Se os açougueiros estão convencidos, sabemos que temos uma boa alternativa.”
Leia também:
BlueNalu torna-se a primeira empresa de frutos do mar cultivados a ingressar no NFI
VFG adquire TOFUTOWN para aumentar as receitas em mais de € 100M
Oatly expande portfólio de bebidas com novos cremes de aveia