Quer conhecer os países mais sustentáveis do mundo?

O Environmental Performance Index (EPI), criado pela Universidade de Yale, classifica 180 países com relação ao seu desempenho ambiental. O estudo é lançado bienalmente, sendo que o mais recente é do ano de 2020. 

A sustentabilidade é um aspecto importante para a sociedade: quando mais países realizam ações verdes, mais esperança podemos ter com relação ao futuro. 

Os países mais sustentáveis do mundo 

O EPI apontou os seguintes países como primeiros colocados: 

1# Dinamarca | Pontuação EPI: 82,5

O país europeu tem um alto nível de pessoas que se locomovem utilizando as famosas bicicletas. Segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Dinamarca, 9 em cada 10 pessoas possuem uma bicicleta, pedalando para se locomover, viajar, transportar mercadorias e até para se divertir. 

No relatório, o país tem a menor taxa de crescimento de CO2, bem como ótimas pontuações para áreas marinhas protegidas, índice de proteção de espécies, saneamento, tratamento de águas poluídas, entre outros. 

Como curiosidade, no final do ano passado a Dinamarca anunciou que investiria € 168 milhões para promover os alimentos à base de plantas, focando na pesquisa e desenvolvimento. Na época, o The Good Food Institute afirmou que a ação era parte de um acordo climático para reduzir as emissões de gases de efeito estufa. 

Dinamarca
Imagem da Dinamarca: Unsplash

2# Luxemburgo | Pontuação EPI: 82,3

Luxemburgo, localizado na Europa Ocidental, tem muitos castelos para os turistas visitarem! O país se destacou por ter boas pontuações na área de saneamento, combustíveis sólidos domésticos, biomas terrestres e mais. 

Conforme o Environment Eco-Innovation Action Plan, em publicação referente ao ano de 2019, o país se mantém em um nível acima da média da União Europeia com relação aos resultados de eficiência de recursos, bem como nos insumos e resultados de ecoinovação. 

Luxemburgo
Imagem de Luxemburgo: Unsplash

3# Suíça | Pontuação EPI: 81,5

A Suíça performa muito bem em suas ações ambientais! O país ficou bem classificado com relação aos combustíveis sólidos domésticos, saneamento, água potável, índice de proteção de espécies, entre outros tópicos. 

Podemos dar como exemplo a forma como a população recicla seu lixo. A SWI apontou que a quantidade de lixo doméstico destinado à reciclagem aumentou mais de sete vezes, chegando a 52% em 2018. 

Ainda, o país parou de enterrar os resíduos em aterros sanitários no ano 2000, portanto, tudo que não é reciclado é incinerado, gerando energia para a região. 

Suíça
Imagem da Suíça: Unsplash

4# Reino Unido | Pontuação EPI: 81,3

O Reino Unido é conhecido por seus ônibus vermelhos de dois andares. 

No EPI, ficou em segundo lugar referente a taxa de crescimento de CO2, além de ter boas pontuações nas áreas marinhas protegidas, saneamento, água potável, combustíveis domésticos sólidos, índice de proteção de espécies, entre outros. 

Um exemplo de ação verde é o Ultra Low Emission Zone (ULEZ) que opera todo dia, durante sete dias da semana, com exceção do Natal, estabelecendo que os veículos devem atender ao padrão de emissões ou pagar uma taxa diária para dirigir nas estradas circulares norte e sul. 

Reino Unido
Imagem do Reino Unido: Unsplash

5# França | Pontuação EPI: 80

O país turístico, conhecido pela Torre Eiffel, também está na lista. Algumas de suas boas pontuações são: combustíveis sólidos domésticos, saneamento, biomas terrestres, índice de proteção de espécies, taxa de crescimento de carbono negro, entre outros.

A França decretou, no ano de 2015, que edifícios comerciais devem ser cobertos por plantas ou painéis solares. Mais recentemente, o país começou a proibir as embalagens plásticas em frutas e legumes, já as processadas e picadas estão isentas dessa lei. 

França
Imagem da França: Unsplash

Qual é a posição do Brasil?

Você pode querer saber a posição brasileira!

Conforme o EPI, o Brasil está na posição 55 ao considerar todas as regiões. Para ter uma ideia, aqui na América Latina e Caribe, o país está atrás do Chile, Colômbia, México, Costa Rica e Argentina. 

Gostou de conhecer os países mais sustentáveis do mundo? Aproveite e leia também: 

Quantos veganos existem no mundo?

Conheça as 10 cidades mais veganas do mundo

Países mais indicados para veganos: Dinamarca está na lista

*Imagem de capa: Pexels

Por Amanda Stucchi em 23 de março
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores