A Nestlé acaba de inaugurar oficialmente uma instalação na Sérvia para a produção de seus produtos plant-based Garden Gourmet. Localizada ao lado da instalação existente da empresa em Surčin, o local custou 80 milhões de francos suíços (aproximadamente US$ 91,3 milhões) para ser construído e gerou 220 novos empregos.

A cerimônia de abertura contou com a presença do presidente sérvio, Aleksandar Vučić, juntamente com outros políticos de destaque. Os convidados receberam um tour pela instalação de 18.440 metros quadrados, que inclui iniciativas ambientais, como painéis de isolamento feitos a partir de embalagens recicladas da Nestlé e uma estação de tratamento de águas residuais no local.

A Nestlé comprometeu-se a fortalecer os agricultores sérvios, utilizando ingredientes produzidos localmente na instalação. A empresa já estabeleceu parceria com um produtor local de proteína de soja e o ajudou a fazer a transição para a agricultura regenerativa, fortalecendo os ecossistemas naturais.

“Nosso objetivo é fortalecer o mercado regional – é o caminho para o mercado europeu, e a Sérvia está pronta para isso. Será um grande passo para nosso país e uma enorme oportunidade para o desenvolvimento futuro”, afirmou o Presidente Vučić na cerimônia.

“Construindo um futuro sustentável”

A construção da instalação começou há dois anos, com planos de exportar a maioria dos alimentos plant-based produzidos para outros países europeus, como França, Alemanha, Holanda, Itália e Espanha. No entanto, também pode haver mercado para os produtos na Sérvia, já que a Igreja Ortodoxa do país tem uma tradição de jejum que envolve evitar a maioria dos produtos de origem animal durante várias semanas ao longo do ano.

A inauguração da instalação ocorre meses após o Garden Gourmet lançar uma nova linha de alternativas plant-based para peixes. A marca tem sido popular na Europa continental, embora tenha interrompido as vendas no Reino Unido no ano passado devido a baixas vendas.

“Ao expandir nossa gama plant-based passo a passo, estamos trabalhando para construir um futuro mais sustentável para todos. Na nova fábrica, também aplicaremos os mais altos padrões de produção ecologicamente responsável, nos quais somos pioneiros na Sérvia”, disse Marjana Davidović, diretora da Nestlé para Sérvia, Montenegro e Macedônia do Norte.

Leia também:

Schouten Europe lança carne à base de micoproteínas

Umaro Foods capta US$ 3.8 mi para produzir bacon plant-based

MALK Organics faz captação para expansão

Por Vitor Di Renzo em 9 de março
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores