A empresa de alimentos sediada em Chicago, Nature’s Fynd, desenvolveu o que afirma ser o primeiro iogurte à base de fungos do mundo. O produto sem laticínios, descrito como “deliciosamente espesso e cremoso”, é feito com a proteína Fy da empresa, nutritiva e sustentável.

Em embalagens individuais, o iogurte está disponível em três sabores — morango, pêssego e baunilha. Contém 8 gramas de proteína, 4 gramas de fibra e culturas vivas ativas, além de ser livre de alérgenos como nozes, soja e glúten. Os três sabores estão disponíveis nas lojas Whole Foods em todo os EUA desde janeiro.

A proteína Fy é produzida por meio da fermentação de um tipo de fungo que tem origem no Parque Nacional de Yellowstone; o processo utiliza apenas uma fração dos recursos necessários pela agricultura tradicional. Os novos iogurtes são a terceira linha de produtos da Nature’s Fynd, com os hambúrgueres e queijos cremosos à base de plantas já disponíveis em todo os EUA em varejistas como Whole Foods e Sprouts.

“Em um mercado lotado de iogurtes sem laticínios que muitas vezes sacrificam a nutrição pelo sabor ou vice-versa, criamos o primeiro iogurte à base de fungos do mundo — é delicioso, nutricional e amigo da terra”, disse Thomas Jonas, CEO e co-fundador da Nature’s Fynd. “Nosso iogurte Fy sem laticínios permite aos consumidores desfrutar do sabor cremoso dos laticínios com a adição de 8 gramas de proteína e 4 gramas de fibra. Estamos orgulhosos de entregar este produto pioneiro no mercado sem concessões — um iogurte delicioso que é melhor para você e melhor para o planeta.”

“Honra rara e especial”

A Nature’s Fynd também foi recentemente reconhecida na lista Inc. 2023 Best in Business na categoria de Alimentos & Bebidas. O prêmio homenageia empresas que tiveram um impacto extraordinário em seus campos e na sociedade, com a lista completa a ser publicada na edição de inverno da Inc. A revista descreve a inclusão como “uma honra rara e especial” reservada para empresas com “a visão, preocupação e dedicação para priorizar impactos positivos”.

Nos últimos anos, a Nature’s Fynd captou US$ 500 milhões em financiamento, afirmando em 2021 que sua avaliação estava “confortavelmente em território de unicórnio”. A empresa também recebeu recentemente autorização da Health Canada para comercializar seus produtos no país.

“A Nature’s Fynd está atendendo ao chamado para alimentar nossa crescente população diante das mudanças climáticas, e agradecemos o reconhecimento da Inc. pelas contribuições positivas que estamos empenhados em fazer no mundo”, disse Jonas. “Nossos alimentos veganos permitem aos consumidores simplesmente ir ao seu supermercado local e escolher produtos deliciosos que os nutrem e nutrem o planeta.”

Leia também:

Mun Alimentos abre rodada pela Vegan Business

Relatório da ONU conclui que carnes alternativas têm “forte potencial para redução de impactos ambientais”

Varejista holandês Albert Heijn promove um Natal plant-based com nova revista

Por Vitor Di Renzo em 11 de dezembro
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores