A Meati Foods, empresa de produção de carne de micélio, anunciou uma parceria com a empresa de inteligência artificial PIPA para aprimorar os benefícios para a saúde e nutrição da sua carne de cogumelo. A parceria aconteceu após a criação do Meati Science Advisory Board (MSAB), composto por especialistas em saúde, nutrição e proteínas da Universidade da Califórnia, Davis.

A parceria tem como objetivo identificar oportunidades que explorem as vantagens de sabor, nutrição e sustentabilidade do micélio, também conhecido como “raiz de cogumelo”.

Carne de cogumelo

De acordo com o Dr. Justin Whiteley, cofundador e diretor de ciências da Meati Foods: “Ao fundar a Meati e desempacotar o que seria necessário para alcançar um impacto em escala global em nosso sistema alimentar, os requisitos eram monumentais: tinha que ser uma solução deliciosa e integral arrancada da natureza, rapidamente escalável e, criticamente, hipernutritiva. A IA é a ferramenta perfeita para acelerar nossa compreensão de exatamente por que a inclusão de produtos Meati pode melhorar a saúde de todos. Dessa forma, não consigo imaginar prosseguir esta pesquisa sem um parceiro de IA de classe mundial como a PIPA.”

De acordo com a empresa, seus produtos contêm uma proteína completa, ajudando na saúde do coração, a digestão, o sistema imunológico e os níveis de glicose no sangue.

“Os fungos, incluindo cogumelos e suas estruturas semelhantes a raízes de micélio, têm uma longa história de melhorar a qualidade nutricional das dietas em muitas culturas”, disse o Dr. Roberta Holt, membro do Departamento de Nutrição da UC Davis. “Trabalhar com os recursos exclusivos de IA da PIPA nos oferece uma oportunidade sem precedentes para avançar nossa compreensão científica de como produtos à base de fungos, como a Meati, podem fornecer nutrição sustentável para beneficiar a saúde pública.”

Utilizando IA

Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores

De acordo com Eric Hamborg, diretor comercial da PIPA, a pesquisa está no “ponto ideal da PIPA de acelerar o que é possível na interseção de alimentos, nutrição e saúde. Estamos ansiosos para apoiar a Meati para entender como o ingrediente pode beneficiar a saúde das pessoas e melhorar a nutrição agora e no futuro.”

A inteligência artificial (IA) está sendo amplamente utilizada por diversos atores-chave no setor de proteínas alternativas. A NotCo, tem se destacado pelo uso de IA para descobrir ingredientes inovadores, incluindo uma linha de co-branding com a Kraft Heinz. Além disso, a Climax Foods, está aproveitando a IA para desenvolver queijos de alta qualidade, inclusive em parceria com o Bel Group.

O anúncio vem após Derek Jeter, ex-All-Star da MLB, se tornar investidor, elevando o valor captado pela empresa US$ 250 milhões. A linha de produtos de estreia da Meati, já está disponível em mercearias e restaurantes nos EUA. Além disso, a empresae estabeleceu uma parceria com a distribuidora de serviços alimentícios DOT Foods. Essa linha de produtos recebeu o prêmio Best in Show da VegNews na Natural Products Expo, realizada em março passado, em Anaheim, Califórnia.

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:

Pesquisadores desenvolvem bioplástico feito a partir de spirulina

NY lança campanha para promover uma alimentação saudável

6 marcas de cosméticos veganos de alta performance

Imagem ilustrativa de capa: Divulgação Meati Foods

Por Ana Cristina Gomes em 17 de julho