Um estudo piloto conduzido pela Lidl Holanda, em parceria com a Universidade de Wageningen e o World Resources Institute (WRI), descobriu que posicionar alternativas à carne ao lado da carne convencional aumenta significativamente as vendas.

O estudo foi realizado em 70 lojas ao longo de seis meses, e os resultados indicam que as vendas de alternativas à carne aumentaram 7% nesse período. Embora o efeito tenha diminuído um pouco com o tempo, ainda foi notável. As vendas de carne caíram ligeiramente, mas não de forma significativa.

Quando os clientes da Lidl foram entrevistados nas lojas ou responderam a questionários online, a maioria aprovou a estratégia. Os resultados do estudo surgem enquanto o varejista trabalha para que 60% de suas vendas de proteínas sejam de origem vegetal até 2030.

“Sabemos, a partir da pesquisa, que a visibilidade de nossos substitutos de carne é um fator importante na escolha do cliente para comprar ou experimentar um substituto de carne,” disse Chantal Goenee, consultora de sustentabilidade e saúde da Lidl Holanda. “Por isso, focaremos ainda mais nisso em nossas lojas e marketing no futuro próximo.”

Estratégia de negócios sustentável

Com base nos resultados da pesquisa, a Lidl Holanda decidiu melhorar a visibilidade, o sabor e a qualidade nutricional de suas alternativas à carne até o final do ano. O varejista já introduziu embalagens maiores para esses produtos em todas as suas 440 lojas, algo que o estudo indicou haver uma “clara necessidade”.

A Lidl revelou pela primeira vez seus planos de adotar uma estratégia de negócios mais sustentável no início de 2023, dizendo que reduziria a oferta de produtos de origem animal e aumentaria a gama de proteínas vegetais. Em muitos mercados, a Lidl reduziu os preços dos produtos plant-based para equipará-los aos seus equivalentes convencionais, uma estratégia que inspirou muitos outros varejistas a fazerem o mesmo.

“Este projeto de pesquisa conjunto com a Lidl Holanda e a Universidade de Wageningen está nos ajudando a construir evidências científicas sobre o que realmente funciona para mudar a demanda do consumidor, e é encorajador ver a Lidl respondendo às descobertas,” disse Stientje van Veldhoven, vice-presidente e diretora da Europa do WRI. “Esperamos que isso inspire muitas outras redes de supermercados a tomar medidas para transformar suas ofertas e facilitar para os consumidores a escolha de alimentos mais saudáveis e sustentáveis.”

Leia também:

Foodsteps e GFI lançam ferramenta de avaliação do ciclo de vida para proteínas alternativas

Ferrero vai lançar Nutella plant-based na Itália

Creatina pode melhorar cognição de pessoas em privação do sono?

Por Vitor Di Renzo em 29 de maio
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores