A multinacional italiana de confeitaria Ferrero anunciou que lançará uma versão plant-based da Nutella na Itália neste outono. O anúncio coincide com a celebração dos 60 anos do icônico creme de avelã com chocolate.

De acordo com a askanews, o novo produto foi apresentado aos varejistas no início deste mês durante o evento NielsenIQ Linkontro, na Sardenha. A receita é semelhante à original, mas o leite em pó foi substituído por um ingrediente plant-based, ainda não confirmado. Vale ressaltar que a Nutella tradicional continuará disponível.

A nova Nutella plant-based é voltada para flexitarianos e pessoas com intolerância à lactose, e será certificada como vegana. No entanto, ainda contém óleo de palma, um ingrediente controverso entre consumidores éticos.

“Gostamos de ser parceiros das inovações dos nossos amigos da indústria, e aqui estamos com a inovação das inovações: a Nutella muda, evolui, e agora lançamos a Nutella plant-based”, disse Giorgio Santambrogio, CEO do varejista italiano Gruppo VèGè, no LinkedIn. “O Gruppo VéGé, como de costume, é o primeiro varejista a ser informado das inovações da Ferrero. Feliz Nutella… Sem leite!”

Explorando novas categorias

Os rumores sobre o desenvolvimento deste produto surgiram pela primeira vez em dezembro passado, quando a Ferrero registrou a marca “Nutella Plant-Based” no escritório de patentes italiano. Esses rumores vieram após a empresa registrar um aumento de 21% nas receitas, atingindo €17 bilhões no ano fiscal encerrado em agosto de 2023.

As vendas no varejo de produtos plant-based na Itália alcançaram quase €681 milhões em 2022, um aumento em relação aos €565 milhões de dois anos antes. O mercado global de confeitaria vegana deve valer $2.62 bilhões até 2030, crescendo a uma taxa anual composta de 9,9%.

“Na Ferrero, estamos constantemente explorando novas categorias e tendências alimentares emergentes,” disse a empresa em um comunicado. “Aproveitando o espírito inovador e décadas de experiência das nossas marcas globais, estamos agora preparando o lançamento da Nutella plant-based a partir do outono de 2024.”

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