Você gosta de muffins? Esse é um bolinho facilmente encontrado nas padarias. Uma novidade é que uma lanchonete vegana chamada Vegan Shack abriu hoje (23/06) mais uma unidade na Inglaterra, especificamente na cidade de Manchester, no edifício One Piccadilly Gardens. Anteriormente, a lanchonete estava localizada em Collyhurst, mas atualmente essa localização está fechada para poderem se concentrar nesse novo local. As comidas serão servidas pelo modo “take away”, o que significa que as pessoas farão o pedido e retirarão na loja, também realizam delivery pela plataforma Uber Eats. O destaque fica para seus muffins veganos, que são ao estilo McDonalds.

Mas, se você não gosta de muffins, e está na Inglaterra ou quer viajar para lá após a crise pandêmica passar, saiba que a lanchonete também oferece outras opções de alimentos, como wraps, hambúrgueres, acompanhamentos e shakes, todos veganos. Outros itens servidos são as panquecas com bacon vegano, e até mesmo um kebab sem carne de origem animal. 

Lanchonete Vegana: Vegan Shack abriu um take away na Inglaterra
Imagem: Foto do Instagram da marca Vegan Shack

Sobre a lanchonete vegana Vegan Shack 

A lanchonete foi fundada em 2019 por Dimeji Sadiq, em seu apartamento. Ele disse ao Manchester Evening News: “Minha namorada Saffron e eu fazíamos kebabs deliciosos e batatas fritas para nós mesmos quando estávamos com vontade de comer um fast-food saboroso à base de plantas [..] Eu rapidamente percebi que certamente devia haver outras pessoas que iam querer isso”. 

Dessa forma, ele gastou 30 libras em ingredientes, criando os primeiros pratos de teste e abriu a conta do Instagram da “Vegan Shack”. Em 2020 conseguiram uma localização em Collyhurst, e nesse ano, foram para a One Piccadilly Gardens. 

Tremenda inspiração, não é mesmo?

Lanchonete Vegana: Vegan Shack abriu um take away na Inglaterra
Imagem: Divulgação Vegan Shack

Veganismo no Reino Unido

Uma pesquisa feita pela Finder, site de comparação de compras, descobriu que um número crescente de britânicos modificou suas dietas no ano de 2020, se tornando veganos, vegetarianos ou pescetarianos. É dito que 1,1 milhão de pessoas seguiam a dieta vegana no início de 2020, sendo que isso aumentou para 1,5 milhão de pessoas, tendo um aumento de 40%. 

Porém, é importante notar que a Vegan Society, do Reino Unido, não confirmou esses números, mas um porta-voz falou ao Plant Based News: “As descobertas do Finder.com, em particular o número daqueles que desistiram de carne entre 2019 e 2020, refletem as notícias recentes de que um recorde de 500.000 pessoas aceitaram o desafio do Veganuary este ano”. 

Lanchonete Vegana: Vegan Shack abriu um take away na Inglaterra
Imagem: Divulgação Vegan Shack

Opção de lanches plant-based no Brasil

Aqui no Brasil já é possível encontrar lanchonetes plant-based, já falamos aqui no Vegan Business, por exemplo, sobre a Lanchonete Incrível da Seara. Esse fast-food oferece sanduíches, hot dogs e acompanhamentos utilizando alternativas à carne animal, tendo um cardápio totalmente vegetal. A Seara criou essa lanchonete, pois levantou dados junto com o Google em 2019 e descobriu que as pesquisas por carne vegetal subiram 150%. 

Você também pode encontrar opções na Opção Vegana, feita pela Sociedade Brasileira Vegetariana (SVB), lá existe um mapa interativo com todos os estabelecimentos que colocaram uma opção vegana no menu contando com a assessoria da SVB. Assim, você pode verificar se no seu estado existe uma opção vegana para você se deliciar. 

Aproveite e leia também: 

Empreender em doces veganos – por onde começar 

Veganismo e vegetarianismo estão mudando o fast-food

*Imagem de capa: Mikey / via Flickr CC BY 2.0 (adaptado)

Compartilhe:
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores