A Lallemand Specialty Cultures, divisão da empresa canadense Lallemand especializada em soluções para queijos, carnes fermentadas e alternativas vegetais, anunciou sua participação no Cocagne Project, liderado pelo Bel Group.

O projeto tem como objetivo desenvolver queijos vegetais fermentados e maturados que aprimorem o sabor e a nutrição, tornem esses produtos mais acessíveis em preço e distribuição e incentivem consumidores a incorporar opções plant-based em suas dietas sem alterar hábitos alimentares. A pesquisa se concentrará em ingredientes vegetais locais, sustentáveis e ambientalmente responsáveis.

Contribuição da Lallemand

Com ampla experiência em microbiologia e fermentação, a Lallemand Specialty Cultures será responsável por selecionar culturas especializadas que melhorem o sabor, a textura e a segurança dos produtos vegetais, atendendo às demandas do mercado e impulsionando sua evolução. A empresa já possui expertise no desenvolvimento de culturas para os setores de laticínios e carnes fermentadas, o que será aplicado neste novo desafio.

O Cocagne Project terá duração de três anos e contará com um investimento estratégico de €9 milhões. Liderado pelo Bel Group, o projeto reúne parceiros como Lallemand, Avril e Protial, com apoio financeiro da Bpifrance por meio do programa France 2030.

“Um desafio significativo”

A Lallemand é uma referência global no desenvolvimento, produção e distribuição de microrganismos, como leveduras e bactérias. No início deste ano, a empresa adquiriu a companhia suíça Evolva AG, especializada em ingredientes naturais derivados de leveduras, por meio de sua subsidiária Danstar Ferment AG.

Em julho, a Lallemand firmou uma parceria estratégica com a fornecedora holandesa Exter para desenvolver tecnologias avançadas de sabores culinários voltadas para a indústria alimentícia da América do Norte. No mesmo mês, a Danstar Ferment investiu na Livzym Biotechnologies, empresa turca que cria enzimas à base de fungos para uso industrial.

Mais recentemente, em dezembro, a Lallemand anunciou uma colaboração com a revyve, empresa holandesa de tecnologia alimentar, para distribuir ingredientes alimentícios à base de leveduras nos Estados Unidos, Canadá e México, tornando-se distribuidora exclusiva da revyve na América do Norte.

Pablo Alvarez, diretor de P&D da Lallemand Specialty Cultures, destacou os desafios do projeto: “Desenvolver produtos vegetais maturados é um desafio significativo, pois exige repensar nossa abordagem tradicional à ecologia dos produtos fermentados. Precisamos criar culturas específicas adaptadas aos nutrientes das matérias-primas vegetais, garantindo que elas gerem os sabores, aromas e texturas desejados.”

Confira a matéria publicada no vegconomist.

Leia também:

Multus lança alternativa sem componentes animais ao soro fetal bovino para carne cultivada

Pedidos veganos em restaurantes de serviço rápido no Reino Unido crescem 56% em 2024

Pesquisadores criam “super iogurte” à base de tremoço doce australiano e aveia

Compartilhe:
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores