Os atletas do Laguna SAF, o primeiro clube de futebol vegano das Américas, participaram nesta terça-feira (14) de um mutirão para a limpeza de praia!

A ação aconteceu para anunciar a parceria do Laguna com a Sea Shepherd Brasil, que atua na conservação da vida marinha da costa brasileira há mais de 20 anos e faz parte de uma organização internacional sem fins lucrativos. A entidade terá sua marca estampada nos uniformes da equipe potiguar para a disputa do Campeonato Estadual. Além disso, estão previstas novas ações conjuntas em prol do meio ambiente.

Laguna e Sea Shepherd se unem para limpeza

O vínculo faz parte do objetivo do clube de expandir sua marca além do futebol e se associar com entidades ligadas a propósitos sustentáveis e que desenvolvam iniciativas que promovam o bem estar do planeta. A própria sede do clube fica em uma cidade litorânea, Tibaú do Sul, mundialmente conhecida por abrigar a praia de Pipa, no Rio Grande do Norte.

De acordo com o dirigente e treinador Gustavo Nabinger: “O Laguna quer ser reconhecido e respeitado dentro no futebol, mas podemos fazer isso alinhando nossos objetivos fora de campo com organizações e empresas que pensam de maneira sustentável. O apoio à Sea Shepherd Brasil no nosso uniforme  mostra que estamos em sintonia e com o mesmo propósito”.

A equipe do Sea Shepherd Brasil aproveitou a passagem do seu ônibus ecológico, o Guardião da Costa, pelo litoral para uma ação prática com os atletas. Assim, a intenção foi envolver os membros do time em um mutirão de retirada de lixo das praias, atividade que faz parte de um projeto inédito no Brasil para pesquisa de resíduos.

“Temos um ônibus rodando o Brasil com a finalidade de estudar os resíduos encontrados na nossa costa e estimular tanto a cadeia produtora, quanto o Governo a se conscientizarem e adotarem práticas efetivas de gestão de resíduos. Essa parceria veio em bom momento, pois chama atenção do mundo do futebol para um problema que é de todos”, explica o coordenador de parcerias da Sea Shepherd Brasil, Guilherme Wieczorek.

Multirão de limpeza

A equipe formada por profissionais do Laguna SAF e da Sea Shepherd Brasil retirou, durante a limpeza, 23,69 kg de resíduos da praia de Pipa, totalizando 3.615 itens, como plásticos, bitucas de cigarro, papéis, assim como metal.

Dessa forma, a proposta é ampliar o debate sobre questões ambientais por meio do futebol, sendo o clube e os atletas um meio de transformação e informação. “Estamos nos unindo a uma marca que é referência e planejando ações que fortaleçam e deem visibilidade para essa parceria. Nossos atletas tiveram palestras com a equipe da Sea Shepherd Brasil e estão mais conscientes de seus papéis na sociedade”, acrescenta Gustavo Nabinger.

Imagem: Laguna / Divulgação

Outras colaborações

O Laguna SAF mantém um acordo com a ONU, por meio do Pacto Global. Além disso, o clube é membro da Civi-co, um hub de negócios de impacto socioambiental, parceiro da Sociedade Vegetariana Brasileira e da ONG Pipa Limpa.

Sobre a Sea Shepherd Brasil

A Sea Shepherd Brasil possui centenas de voluntários e colaboradores espalhados em 19 Estados das 5 regiões do país. A equipe atua na erradicação do lixo marinho, com a campanha Ondas Limpas e na proteção dos botos com a Expedição Boto da Amazônia. Além disso, atuando na defesa dos tubarões com as campanhas Cação é Tubarão e Shark Defence e na mitigação de ameaças às baleias e golfinhos. Para conhecer melhor a ONG e saber as diversas formas de ajudar, acesse https://seashepherd.org.br/

Ondas Limpas – Praia da Pipa Centro – Clube Laguna

  • Total de itens: 3.615
  • Total de peso: 23,69 kg

Itens mais presentes:

  • Plástico 1.498
  • Bitucas 984
  • Papel 566
  • Metal 283

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:

NotCo contrata brasileiro Fernando Machado como CMO global

Cooperprac produz alimentos à base de carne de caju

Foodtech brasileira de produtos à base de plantas cresce 50% em 2022

Imagem ilustrativa de capa: Divulgação Laguna

Por Ana Cristina Gomes em 16 de março
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores