A partir do próximo dia 11 de outubro, os clientes e fãs da rede de empanadas La Guapa terão mais um motivo para ir até uma das 32 lojas da marca espalhadas pelo Brasil, para experimentar a nova empanada Planteña, a primeira plant-based da marca.
A novidade vegana é feita com massa de flocos de quinoa e azeite de oliva extravirgem, com recheio de grão-de-bico, azeitonas, uva-passa, páprica doce e tempê da empresa Mun, alimento produzido da fermentação do grão-de-bico cozido, que resulta em um produto nutritivo, saboroso e, o melhor, sem nenhum conservante ou produto químico.
Há anos, os sócios Paola Carosella e Benny Goldenberg desejavam criar um produto destinado ao público vegano, que se faz cada vez mais presente no país e no mundo. Por meses, a dupla ficou imersa no mercado e na cozinha com o objetivo de criar uma receita com alimentos de verdade e com muito sabor.
Como surgiu a Planteña?
De acordo com Benny Goldenberg:“A ideia era desenvolver uma empanada que fosse 100% natural, fugindo dos produtos food tech que substituem o alimento de verdade por alimentos cheios de químicas e conservantes, que ainda são muito encontrados no mercado e, no final, fazem mal à saúde”.
Para a criação da Planteña, os sócios tiveram inspiração nos sabores dos temperos da tradicional Salteña, com ingredientes ricos em proteínas e fibras. Como resultado, o produto é um dos poucos alimentos veganos disponíveis no mercado que tem um ingrediente com personalidade e sabor próprio, sem a necessidade ou intenção de imitar a carne.
A iguaria é a primeira empanada da La Guapa recheada com tempê, um produto extremamente importante e nutritivo, que, além de saboroso, é biodisponível. De acordo com Benny: “Precisávamos inserir algo à base de plantas no cardápio, já que esse tipo de alimento tem sido cada vez mais exigido por um público que busca constantemente opções saudáveis e acessíveis para o dia a dia. Conseguimos chegar a um produto vegano, sem soja e sem ingredientes que tentam se passar por carne. Nosso desejo maior é que os clientes gostem!”.
Com o novo lançamento, a La Guapa passa a oferecer 11 diferentes versões da tradicional empanada latino-americana, disponíveis em todas as unidades da marca.
O lançamento acontecerá simultaneamente em todas as unidades e no app La Guapa no período de 15 dias. Posteriormente, será possível pedir via apps de parceiros de delivery.
A princípio, o valor do produto na loja física, é de R$ 9,90 e através dos aplicativos de delivery, será vendido a R$ 10,90.
Mun Tempê
A foodtech Mun foi a sexta startup a captar investimento pela Vegan Business. A rodada levantou R$ 1,1 milhão para a empresa brasileira que atua no ramo de alimentação saudável com proteína sustentável e principal distribuidora do “tempê” no país.
A marca é líder de mercado no Brasil e já está presente em mais de 150 lojas e restaurantes, incluindo importantes redes como Oba Hortifruti, Supermercados Angeloni, Casa Santa Luzia, Raizs Orgânicos, Rede Armazém Cerealista e, também no menu fixo do restaurante Camélia Òdòdó, da Bela Gil.
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Imagem ilustrativa de capa: Divulgação La Guapa