A Ingredion anunciou o lançamento de dois novos ingredientes de fibras de cítricos com rótulo limpo, FIBERTEX® CF 500 e FIBERTEX® CF 100, na região EMEA.
Esses ingredientes, minimamente processados, oferecem propriedades como viscosidade, gelificação, emulsificação e estabilidade de textura. Produzidos a partir de cascas de cítricos reaproveitadas, eles permitem alegações no rótulo como “derivado de fontes naturais”, “à base de frutas” e “fonte de fibra dietética”.
Diferentemente de outros produtos de fibras de cítricos, FIBERTEX® CF 500 e FIBERTEX® CF 100 são descritos como multifuncionais, com potencial para substituir parcial ou totalmente ingredientes mais caros e voláteis, como ovos, óleos, sólidos de tomate e outros. Eles podem ser aplicados em diversos produtos, incluindo alternativas à carne e laticínios, produtos de panificação e alimentos salgados.
De acordo com a Ingredion, as fibras FIBERTEX® CF 500 e CF 100 podem ser combinadas com os amidos nativos funcionais NOVATION® da empresa para resolver uma gama ainda maior de desafios dos clientes. Além disso, um estudo publicado em maio apontou que as fibras de cítricos são ideais para substituir ligantes sintéticos como a metilcelulose em alternativas à carne.
“Os produtos veganos geralmente contêm uma série de aditivos para imitar ingredientes como ovos, resultando em uma lista de ingredientes longa e complexa”, disse Julika Baseda, gerente global de programas de P&D na Ingredion. “O poder das nossas fibras de cítricos FIBERTEX vem da sua composição natural de fibras dietéticas e funcionalidade inerente para emulsificar e ligar água, o que proporciona espessura e estabilidade de textura – sem a necessidade de usar ovos.”
“Solução perfeita”
Com as novas fibras de cítricos, a Ingredion atende à crescente demanda por alimentos com rótulo limpo. O estudo ATLAS, realizado pela empresa ao longo de uma década, revelou que 99% dos fabricantes europeus consideram os produtos de rótulo limpo essenciais para sua estratégia de negócios, enquanto 79% dos consumidores desejam reconhecer os ingredientes de um produto.
No início deste mês, a Ingredion lançou outro produto voltado para um rótulo mais limpo, o VITESSENCE® Pea 100 HD. Este é uma proteína de ervilha projetada para melhorar a textura e o sabor de barras prensadas a frio nos mercados dos EUA e Canadá.
“Essas novas fibras de cítricos são a solução perfeita para marcas que desejam utilizar ingredientes de origem natural, preferidos pelos consumidores, que apoiam rótulos limpos, alegações desejadas de embalagem e objetivos de sustentabilidade — tudo isso proporcionando bom custo-benefício”, disse Constantin Drapatz, gerente de negócios de soluções de textura para a região EMEA na Ingredion. “Ao usar essas fibras, as marcas podem reduzir ou substituir ingredientes menos aceitos pelos consumidores, mantendo ainda assim o ótimo sabor e textura. É uma situação vantajosa tanto para os fabricantes quanto para os consumidores.”
As fibras de cítricos já estão disponíveis na região EMEA e serão lançadas na APAC em agosto. Até o final do ano, estarão disponíveis nos EUA e Canadá, com lançamento na LATAM em seguida.
Confira a matéria publicada na vegconomist.
Leia também:
Mercado de carne vegetal nos EUA deve atingir US$ 5,25bi até 2029
Dr. Foods e Next Meats almejam mercado dos EUA com iguarias veganas
Mosa Meat realiza primeira degustação oficial de carne cultivada na UE
Compartilhe: