A Grano Alimentos, líder no setor de vegetais congelados no Brasil, anunciou mais uma aquisição estratégica para expandir sua atuação no mercado de alimentação saudável.

Após adquirir a Mr. Veggy em 2022, a empresa anunciou a compra da Gerônimo, especializada na produção de alimentos e petiscos à base de plantas. A Grano projeta atingir a meta de faturamento bruto de R$ 600 milhões até 2025.

Fundada em 2015, a Gerônimo tem se destacado como líder no mercado de alimentos veganos congelados e já está presente em várias redes de varejo. A empresa é responsável pela fabricação integral de todos os seus produtos e é amplamente reconhecida por sua qualidade, produzindo marcas próprias para os principais varejistas do país. Desde 2019, a Gerônimo é o responsável pela produção da linha Taeq do Grupo Pão de Açúcar, e desde 2021, fabrica a linha Carrefour Veggie.

Grano Alimentos

Com a incorporação da Gerônimo, a Grano expande seu portfólio, obtendo efeitos na cadeia de distribuição e capacidade de oferecer uma ampla variedade de alimentos à base de plantas tanto para os consumidores quanto para o mercado de serviços alimentares, como bares e restaurantes. Essa integração fortaleceu a posição da Grano como fornecedora de alimentos vegetais e permite uma maior diversificação de produtos para atender às demandas do mercado.

De acordo com Fernando Giansante, CEO da Grano Alimentos: “Estamos dando sequência ao nosso plano comunicado no ano passado de nos associar às novas plataformas de alimentação saudável, ampliando a oferta de produtos com qualidade e preço para o food service e varejo, utilizando nossa liderança já consolidada no setor para impulsionar ainda mais a evolução da Gerônimo. Em 2023, a Grano recebe uma das maiores certificações internacionais de segurança alimentar, que oferece normas garantindo ao consumidor altos padrões de segurança e responsabilidade alimentar”.

Mercado de plant-based

Nos últimos anos, tem havido um crescimento extraordinário no mercado de alimentos à base de plantas, impulsionado pela crescente conscientização sobre os benefícios para a saúde, uma preocupação ambiental e a busca por alternativas possíveis. De acordo com a pesquisa “Plant Based Foods Poised for Explosive Growth”, publicada pela Bloomberg Intelligence, o mercado de alimentos à base de plantas atingirá US$ 166 bilhões até 2030. Esse aumento reflete a demanda cada vez maior por opções de alimentos à base de plantas e demonstrar o potencial contínuo de crescimento nesse setor.

A Gerônimo chega ao ecossistema da Grano menos de um ano após a aquisição da Mr.Veggy, empresa tradicional do setor à base de plantas. Após a primeira aquisição, a Grano assumiu, na divisão Plant-Based, a quarta posição do market share na região Sudeste do Brasil no Food Service, segundo informações da IFB/Mosaic Lab.

“Nosso diferencial com essas duas aquisições é reforçar a nossa posição como clean label, ou seja, na produção de alimentos que contenham predominantemente ingredientes e aromas naturais – e que sejam autênticos ao sabor dos vegetais, como quibe de abóbora e burguer de legumes”, explica o executivo.

“Acreditamos que esse mercado tem um enorme potencial de crescimento ao longo dos anos e queremos ampliar nossa presença nesse ecossistema de alimentação saudável, com a oferta não só de vegetais congelados, mas também de opções mais elaboradas, práticas e saborosas, oferecendo ao dono do restaurante ou consumidor final um leque de opções com facilidade e segurança”, continua Giansante.

Mercado de vegetais congelados

A Grano tem se consolidado como líder no mercado de vegetais congelados, sendo responsável por cerca de 41% da produção e distribuição nesse segmento. Com a adição da Gerônimo à sua estrutura, a empresa dá mais um passo no fortalecimento no mercado de alimentos à base de plantas. Essa estratégia de crescimento teve início no ano passado com a aquisição da marca Mr. Veggy. A Grano projeta uma receita de R$ 50 milhões até 2025, considerando apenas as marcas Mr. Veggy e Gerônimo. Essa projeção está definida com a estratégia da empresa de oferecer aos consumidores opções de alimentação prática, saudável e sustentável.

De acordo com Danilo Rodrigues, Presidente do Conselho da Grano: “o momento da Grano é de expansão! Estamos conquistando mais clientes em diferentes canais. Isso também nos possibilita ampliar o portfólio e seguir reforçando o time. Seguimos atentos a novas oportunidades de mercado”.

Segundo Roberto Pasqualoni, CEO da Gerônimo: “Sempre buscamos colocar a Gerônimo como uma opção de alimentação saudável que entregasse também sabor e prazer em comer. Por melhor que seja a proposta, participar da construção de um novo segmento será sempre desafiador. A falta de escala é uma grande barreira, acreditamos que com alinhamento de valores e propostas de valor, teremos condições necessárias para desenvolvermos esse segmento. Estamos felizes em fazer parte da Grano e poder levar opções mais saudáveis a todos os brasileiros”.

Sobre a Grano

Atualmente, a Grano possui um extenso portfólio com mais de 200 opções de vegetais, incluindo monoprodutos e combinações diversas. Entre essas opções, o brócolis e as misturas de vegetais se destacam como líderes de vendas. Além disso, a empresa tem direcionado esforços para fortalecer sua presença no setor de serviços alimentares, conhecido como food service. Essa estratégia envolve o desenvolvimento de produtos mais adequados às necessidades dos operadores desse canal, oferecendo soluções customizadas e aprimorando os serviços de comunicação. Além disso, a Grano tem investido na ampliação de sua equipe comercial, fortalecendo parcerias com o food service e atendendo às demandas específicas do mercado.

Hoje, a Grano pode chegar, por exemplo, às redes de food service com atendimento exclusivo e contando com uma cozinha experimental para desenvolvimento de produtos e receitas, sendo um consultor especializado em vegetais para a criação de soluções sob medida para cada operação.

De acordo com Giansante: “Estamos confiantes de que a combinação de nossa experiência, cadeia de suprimentos integrada e o talento da Gerônimo na produção de receitas nutritivas e práticas nos permitirão oferecer produtos inovadores e acessíveis em todo o mercado nacional”.

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:

Plant Based Day: conheça o evento da AGN Consultoria

Qual a relação da nossa alimentação com a crise climática?

O que são rótulos climáticos?

Imagem ilustrativa de capa: Divulgação Grano Alimentos

Por Ana Cristina Gomes em 14 de junho
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores