No evento FiE Europe 2024, de 19 a 21 de novembro em Frankfurt, Alemanha, a GoodMills Innovation apresentará um amplo portfólio de texturizantes e soluções plant-based voltadas para panificação, alternativas de carne e peixe, enriquecimento proteico e de fibras, além de inovações em processamento.

Com apoio financeiro do Ministério Federal de Educação e Pesquisa da Alemanha (BMBF), a GoodMills desenvolveu a linha de texturizantes VITATEX® utilizando tecnologia avançada de extrusão. No FiE, os visitantes poderão experimentar esses produtos de trigo, soja e ervilha em degustações de alternativas vegetais para carne e peixe.

Neste verão, a empresa com sede em Hamburgo inaugurou a unidade de produção “Tower III”, resultado de um investimento milionário e três anos de construção, ocupando 2.500 m² e sete andares. A nova instalação fortalece a posição da GoodMills Innovation na texturização de proteínas vegetais.

Textura fibrosa inédita

Um dos destaques da FiE será o lançamento dos texturizantes VITATEX® Pea Flakes M SVP e VITATEX® Pea Flakes M SVP Pro, além de uma opção avançada que combina proteínas de fava e trigo. A versão Pro traz uma textura fibrosa inédita em produtos de ervilha, ideal para nuggets, pedaços e alternativas de atum plant-based, proporcionando uma mordida e suculência diferenciadas graças à sua alta capacidade de absorção e liberação de água.

Esses novos texturizantes também se destacam pela resistência ao cisalhamento, o que facilita o processamento e o corte. O VITATEX® Pea Flakes M SVP Pro, em especial, é altamente versátil, podendo ser utilizado sozinho ou em mistura com outros texturizantes para atingir texturas específicas.

Além disso, será apresentado o VITATEX® Wheat Fava Flakes SVP Pro, em fase final de desenvolvimento, que oferece uma textura firme e aparência atraente, ideal para produtos como nuggets, schnitzels e atum vegetal.

Soluções para atender à demanda por leguminosas

A GoodMills Innovation também trará farinhas proteicas ricas em leguminosas, como fava, ervilha e lentilha, alinhadas à crescente demanda por proteínas de leguminosas. Produzidas por tecnologia de separação de ar, essas farinhas são ideais para aplicações como massas proteicas.

A mais recente inovação da empresa para fortificação proteica, o GoWell Tasty, é uma mistura de proteínas veganas e de sabor neutro voltada para panificados como pães, bolos, barras e biscoitos. Este produto, com selo clean label, combina proteínas de fava, ervilha, girassol e trigo, e atende à demanda por produtos com alto teor proteico.

Outro destaque será o Snow® Prebiotic Fibres, um complexo multifibras que melhora a textura e frescor dos produtos de panificação sem comprometer o sabor. Esta fibra prebiótica é de fácil aplicação em pães, rolos, waffles e barras, ampliando a qualidade nutricional.

Em entrevista recente ao vegconomist, Antje Dittrich, da GoodMills Innovation, destacou que a empresa está “explorando o potencial de nossa cadeia de valor, com acesso a matérias-primas interessantes, especialmente no setor de leguminosas, por meio da nossa empresa-irmã Müllers Mühle”.

“A unidade em Hamburgo é de última geração, com recente investimento em capacidade produtiva e na tecnologia de extrusão mais moderna. Isso nos permite atender à demanda crescente e aproveitar novas oportunidades no mercado de texturizados vegetais.”

Confira a matéria publicada no vegconomist.

Leia também:

Dieta rica em plantas pode reduzir envelhecimento biológico em mulheres

Cientistas propõem redução de carne vermelha e mais proteínas vegetais nas diretrizes dos EUA

Mercado plant-based espanhol cresce com investimentos e aumento de faturamento

Compartilhe:
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores